TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofisica

Exam: Biofisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Exam  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 1

1 -A despolarização é a diminuição da diferença de potencial elétrico entre a superfície _________ e _________ da membrana celular, havendo a passagem de íons do pólo ________ para o_______. Na despolarização, o íon _______ entra na célula através da abertura de canais de sódio da membrana celular, desencadeando o potencial de ação da célula. Assinale a alternativa que preencharespectivamente as lacunas do texto acima: Escolher uma resposta.

R - a. interna; externa; positivo; negativo; sódio.

2 - Sobre a função da Bomba de sódio e potássio ATPase (Na+ K+ ATPase) na membranacelular, é certo afirmar que:

R - d. transporta Sódio (Na+) para fora da célula em troca de potássio (K+) para dentro da célula. Esse transporte é feito contra o gradiente eletroquímico de íons e,portanto, requer o gasto de energia (ATP). Sem a bomba de sódio/potássio, o potencial de membrana se dissiparia e a célula perderia sua excitabilidade.

3 - Nos fenômenos elétricos que ocorremdurante o potencial de ação celular, podemos afirmar de acordo com a figura a seguir que as letras a, b, c, d da figura representam, respectivamente:

R - . (a) despolarização; (a-b) repolarização, (a-c)hiperpolarização, (d) Restauração do potencial de ação celular: bombas sódio-potássio atuando.

4 - Com relação à aula de Bioeletricidade, a Diferença de potencial elétrico (DDP) ocorre quando: R -há uma diferença da concentração de íons no lado interno da célula (intracelular) versus o lado externo da célula (extracelular), garantindo a passagem desses íons e o funcionamento celular.

5 -Com relação ao Repouso elétrico da célula, podemos afirmar que:

R - é uma tensão negativa que existe na face interna da membrana das células do corpo humano. É uma condição em que não há correnteelétrica, e não há alteração do potencial de membrana celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com