TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular

Trabalho Universitário: Biologia Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  6.083 Visualizações

Página 1 de 2

Biologia da Célula II Docente: Tatiane Vieira Braga

Avaliação Parcial 1

1. Na reação entre a glicose e o oxigênio para produzir dióxido de carbono e água, Glicose + 6 O2 → CO2 + H2O o ∆G0 é -2.880kJ mol-1, uma reação fortemente exergônica. No entanto, uma amostra de glicose pode ser mantida indefinidamente em atmosfera contendo oxigênio. Harmonize essas duas afirmações.

R: A impossibilidade da reação acontecer ao ar livre ocorre pela falta de enzimas na atmosfera que estão presentes em nosso organismo, que são essenciais para a produção de ATP. Quando o delta G é negativo há liberação de energia, e para as moléculas ser oxidada tem que passar por vários processos como fosforilação entre outros.

2. Você espera que a estrutura de um inibidor não competitivo de uma determinada enzima seja semelhante à de seu substrato?

R: Não, Porque nem sempre uma enzima terá um catalizador que se ligará corretamente ao substrato.

3. Qual a reação catalizada pela glicoquinase? Por que ela pode ser chamada de reação armadilha?

R: Fosforilação, Porque o objetivo dela é manter a glicose presa dentro do citoplasma da célula, nessa reação é transferido um grupo de fosfato do ATP para hidroxila do carbono 6 da glicose.

4. O sabor adocicado do milho recém-colhido é devido ao alto nível de açúcar nos grãos. O milho comprado no mercado (vários dias após a colheita) não é mais tão doce, porque cerca de 50% do açúcar livre do milho é convertido em amido um dia após a colheita. Para preservar o sabor doce do milho fresco as espigas descascadas são mergulhadas em água fervente por alguns minutos (“branqueamento”) e então resfriadas em água fria. O milho tratado dessa maneira e depois guardado em congelador mantém seu sabor adocicado. Qual é a base bioquímica deste procedimento?

R: O calor destrói o catalizador, as enzimas responsáveis pela transformação do açúcar em amido. Portanto a base bioquímica desse procedimento é a desnaturação da enzima que é responsável por acelerar a reação de polimerização da glicose em amido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com