TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular

Monografias: Biologia Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 8

• DEFINIÇÃO DE CULTURA

Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

É comemorado em 5 de novembro o Dia Nacional da Cultura.

• O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?

A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. O conceito de cultura organizacional faz parte das Ciências Sociais e tem evoluído bastante com o passar dos anos, gerando alguma polêmica, porque o conceito de cultura é bastante complexo. Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito, sendo que o autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.

• PORQUE É IMPORTANTE ENTENDER A CULTURA ORGANIZACIONAL?

A intuição revela que existe um ele entre cultura organizacional e resultados. Ainda assim, os estudos demonstram que não é fácil prová-lo. Desde logo, porque se levanta a questão do horizonte temporal. Os efeitos da cultura organizacional dificilmente podem ser avaliados no curto prazo.Tendem a ser duradouros e estruturais.

Partindo do princípio que a maior parte do sucesso das empresas depende da execução de suas estratégias, a cultura organizacional assume um papel mais importante na medida em que tudo o que está relacionado com a cultura está dependente da forma como se fazem as coisas. Além disso, existe o fator de adaptabilidade. Uma estratégia robusta tem de ser capaz de se adaptar às mudanças do meio envolvente, o que só é possível se a cultura organizacional for suficientemente flexível.

• PROCESSO DE CRIAÇÃO DA CULTURA

A cultura organizacional forma-se da confluência de alguns fatores que tem sua origem ou no fundador da empresa (típico das empresas nacionais) ou na Matriz da empresa (típico das empresas multinacionais). Os valores, crenças e experiências são os primeiros fatores para formação da cultura, complementados pelos costumes éticos e étnicos. Os costumes éticos fundamentam-se na escala de valores da sociedade em que se insere a empresa e regem os procedimentos do negócio. Os costumes étnicos fundamentam-se nas características da raça de origem (país ou cultura) da organização e interferem nos procedimentos da organização até com mais força que os costumes éticos. Outro aspecto importante na formação da cultura organizacional relaciona-se com o nível de competitividade.

Por fim, quanto mais forte a cultura organizacional, menos os administradores precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o comportamento dos funcionários. “Uma cultura organizacional forte é aquela em que os valores essenciais são intensamente acatados e amplamente compartilhados’’ (Wiener, 1988).

• O QUE COMPÕE A CULTURA ORGANIZACIONAL?

A cultura organizacional, formada por seus princípios, crenças, valores éticos e morais, é composta por oito elementos que por meio da cultura, definem como a organização se expressa e se comporta. São eles:

Valores: Expressam o comportamento da organização, consistindo na essência da empresa. Devem ser usados de maneira estratégica a fim de atingir os resultados. Os valores são criados muitas vezes pelos fundadores da organização e podem ser exemplos de valores organizacionais transparência, credibilidade, criatividade, etc.

Crenças: estão relacionadas com a percepção entre a organização e seus funcionários, produto, clientes. É o que a empresa acredita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização. Eles se estão presentes de uma forma implícita sem ser clara e objetiva.

Ritos, rituais e cerimônias: são as atividades sequenciais que ocorrem dentro das organizações com objetivos específicos, tornando a cultura mais visível e reforçando os principais valores da organização. Trabalham com o imaginário das pessoas, motivam os funcionários e também reduzem os conflitos. Festas de aniversariantes do mês, prêmio ao melhor funcionário da semana, confraternização de final de ano são alguns exemplos desse terceiro elemento da cultura organizacional.

Estórias e mitos: são contos sobre os fatos que ocorreram e ocorrem na organização, podendo ser verdadeiros ou não. Normalmente, as estórias são caracterizadas em fatos reais e indicam como se devem resolver os problemas e como as decisões devem ser tomadas. Já os mitos, podem existir uma realidade distorcida sem uma sustentação de algum fato ocorrido.

Heróis: pessoas que fizeram ou fazem parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação. Motivam os empregados, fornecendo uma influência duradoura. Tem coragem e persistência de “fazer o que todos almejam, porém tem medo de tentar”.

Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno. Um exemplo bastante visto como um tabu nas organizações é o namoro entre colegas de trabalho, que muitas vezes é proibido.

Normas: são as regras impostas pela empresa que definem os comportamentos tidos como corretos e que devem assim ser seguidos pelos colaboradores. Em sua maioria, as normas são abertamente esclarecidas, conhecidas e faladas.

Comunicação: Como ultimo elemento da cultura organizacional, a comunicação é muito importante, pois se baseia na troca de informações e pode ser tanto informal, por meio de conversas, como formal, por meio de entrevistas e reuniões. O Sistema de Comunicação através da interação social cria, sustenta, transmite e muda a cultura organizacional.

• CLASSIFICAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com