TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular

Pesquisas Acadêmicas: Biologia Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

I. ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA

1. . Caracterize as seguintes especializações de membrana encontradas nas células epiteliais, enfatizando a sua função, composição e os elementos do citoesqueleto a que se associam:

 . zônula de oclusão (tight junc tion) Estas junções encontram- se na zona apical ligando as membranas de 2 células. Assim, elas impedem a passagem de substâncias no espaço intercelular. Exemplo de proteínas: ocludinas e claudinas

 . zônula de adesão: Dispositivo de adesão lateral que ocorre em uma faixa contínua ou configuração semelhante a um cinto ao redor da célula, contribuindo para a aderência entre células vizinhas. A zônula de adesão é composta pela molécula de adesão celular transmembrana caderina E, zônula de adesão serve para a aderência e para vedar o espaço intracelular, impedindo o fluxo de moléculas por entre as células. Além disso, participa do estabelecimento e manutenção da polaridade celular.

  desmossomos: Os Desmossomos, também designados de Mácula de Adesão por alguns autores, são estruturas adesivas localizadas no domínio lateral das células, formados ao redor das caderinas, os desmossomos fazem parte do conjunto de moléculas responsáveis pela adesão entre células, epiteliais ou não, uma vez que, também estão presentes nos discos intercalares responsáveis pela união dos cardiócitos adjacentes, e nas meninges que revestem o encéfalo e a medula espinal na sua superfície externa. Além de promover a ligação mecânica e uma consequente estabilidade entre uma camada de células, o arranjo dessas estruturas estabelece uma polaridade celular, definida pelos domínios apical e basolateral, e impede ou dificulta a passagem de substâncias por via paracelular.

  hemidesmossomos: os Hemidesmossomos conferem resistência aos tecidos expostos à tensão e ao atrito, promovendo a fixação da célula à matriz extracelular. Localizam-se no Domínio Basal das células, o que justifica sua íntima relação com a Lâmina Basal subjacente. Estão presentes principalmente na córnea, pele, cavidade oral, esôfago e vagina, proporcionando estabilidade desses tecidos através da ligação dos Filamentos Intermediários do citoesqueleto aos componentes da Lâmina Basal. O Hemidesmossomo é constituído por uma placa de ligação intracelular (ou disco citoplasmático interno), na qual se ancoram os Filamentos Intermediários, e por outra porção constituída por proteínas transmembranas, que se ligam aos elementos da lâmina basal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com