TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular

Dissertações: Biologia Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 2

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR QUESTIONÁRIO 1ª2ª AVALIAÇÃO

I. COMUNICAÇÃO CELULAR 1. O que se entende por ligante em um sistema de comunicação celular? 2. Didaticamente, distinguem-se 3 tipos de comunicação celular. Cite-os e justifique. 3. Como explicar que a comunicação hormonal é um processo lento? 4. Compare o tempo de resposta mediada entre os hormônios lipossolúveis e os hidrossolúveis e justifique. 5. A resposta a um sinal químico pode variar conforme as características do receptor. ( ) Certo ( ) Errado Justifique.

II. DIGESTÃO CELULAR 6. Defina lisossomo primário e secundário. 7. O que se entende por heterolisossomo e citolisossomo. 8. Justifique a origem da membrana do heterofagossomo e do autofagossomo. 9. Justifique porque as glicoproteínas da membrana dos lisossomos têm a parte glicídica voltada para a matriz do mesmo. 10. Explique a ação dos lisossomos no jejum prolongado e na senescência celular. 11. Cite algumas patologias de origem lisossômica suas consequências.

III. PEROXISSOMOS 12. Descreva a estrutura do peroxissomo e justifique sua importância para a célula. 13. Estabeleça uma relação entre reação de peroxidação e a desintoxicação celular. 14. Como explicar a importância da catalase nos tecidos animais e vegetais? 15. O peroxissomo é uma organela que se autoduplica sem possuir DNA próprio. Justifique. 16. Explique a importância da β-oxidação dos ácidos graxos de cadeia longa pelos peroxissomos e sua relação com a respiração celular.

IV. CÉLULA NEOPLÁSICA (CANCER). 17. O que se entende por célula neoplásica? 18. A incidência de neoplasias é maior nos idosos que nos jovens. Explique. 19. O que se entende por tumor benigno e maligno. 20. Justifique como os hidrocarbonetos policíclicos (benzopirenos e aflatoxinas) podem causar câncer. 21. Explique porque as pessoas de pele clara são mais susceptíveis de adquirir câncer. 22. Estabeleça uma relação da célula cancerosa com a diferenciação celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com