TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Reino Monera

Trabalho Universitário: Biologia Reino Monera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 5

Reino monera

No reino Monera está classificada as bactérias, organismos constituídos de uma única célula procariótica ou de agregados dessas células, formando colônias. Sua reprodução dá-se principalmente de forma assexuada ou por esporos, células protegidas por uma cápsula, o que permite a sobrevivência em condições adversa. Ocorre também uma forma simples de reprodução sexuada, que consiste na transferência de material genético de um indivíduo para outro.

Estrutura das bactérias

Com o tamanho ente 0,5 mm e 1 cm. As bactérias possuem uma parede celular formada por um polissacarídeo e por um peptídios. Muitas possuem flagelos para locomoção.

No citoplasma há uma molécula de DNA circular e ribossomos. Pode haver uma ou mais moléculas menores de DNA, os plasmídeos, alguns dos quais contêm genes que dão a bactéria resistência a antibióticos.

A maioria são heterotrófica, mas algumas realizam fotossíntese ou quimiossíntes (autotróficas). Podem obter energia por processos aeróbicos ou anaeróbicos.

Existem bactérias com forma esférica (coco), de bastoneto reto (bacilo), de bastonete curvo (vibrião) ou em hélice (espirilos com célula rígida e epiroquetas com célula flexível).

As cinobactérias são todas autotróficas e possuem clorofila e outros pigmentos em membranas no citoplasma. Muitas são capazes de aproveitar o nitrogênio do ar para fabricar proteínas, o que lhe dá grande autonomia nutritiva. Apresentam parede celular por biparticipação ou por esporos.

Doenças causadas por bactérias

As bactérias patogênicas podem ser transmitidas por gotículas de saliva dos doentes ou portadores, por contato com alimento, com alimento água ou objeto contaminado, ou por contato sexual.

Ao contrário dos vírus, as bactérias são sensíveis a antibióticos. Também existem vacina e soros contra alguns tipos de bactérias, mas o tratamento sempre deve ser feito sob supervisão médica.

Tuberculose. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, compromete, em geral, os pulmões. O doente apresenta tosse persistente, perda de peso, febre, fadiga e, nos casos mais avançados, expectoração de sangue.

Lepra. Transmitida pelo Mycobaterium laprae, causa lesões na pele.

Difteria. Causada pelo bacilo diftério, acomete principalmente crianças, surge uma membrana branca na garganta, acompanhada de dor, febre, dificuldade de falar e engolir.

Coqueluche. Doença típica de crianças, causada pela Bordetella pertussis. O doente apresenta tosse característica.

Escarlatina. Provocada pelo Streptococcus pyogenes, causa dor de garganta, febre. Dores musculares, náuseas e vômitos, aparecem também erupções na pele e manchas vermelho-escarlate.

Pneumonia. A maioria das pneumonias é provocada pelo Streptococcus pneumoniae. Começa com febre alta, dor no peito ou nas costas e tosse com expectoração.

Meningite meningocócica. Infecção das meninges causada pelo meningococo. Os sintomas iniciais são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca.

Disenterias bacilares. Principalmente causa da mortalidade infantil nos países em desenvolvimento, onde as classes mais pobres vivem em péssimas condissões sanitárias e de moradia, são causadas por diversas bactérias, transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Tétano. Causado pelo bacilo Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém-nascido quando cortado com instrumentos não esterilizados. O doente apresenta dor de cabeça, febre e contrações musculares, que provocam rigidez na nuca e na mandíbula.

Tracoma. Causada pela chlamydia trachomatis, é uma inflamação da conjutiva e da córnea, que pode levar à cegueira. Surgem bolhas nos olhos e granulações nas pálpebras.

Leptospirose. Causada pela leptospira interrogans, transmitida por água, alimentos e objetos contaminados por urina de ratos, cães e outros animais portadores da bactéria. O doente apresenta febre alta, calafrios, dor de cabeça, muscular e articular.

Cólera. Causada pelo Víbrio cholerae, transmitido por água ou alimentos contaminados, crus ou mal cozidos. O vibrião se instala e se multiplica na parede do intestino delgado, produzindo substâncias tóxicas e provocando diarréia. As fezes são aquosas e esbranquiçadas, sem muco ou sangue. Ocorrem também cólicas abdominais, dores no corpo, náuseas e vômitos. O grande perigo está na desidratação provocada pela diarréia: o doente pode perder de 1L a 2L de líquido por hora.

Gonorréia. Causada pelo gonococo, transmitido por contato sexual. Provoca dor, ardência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com