TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia celular

Seminário: Biologia celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Biologia Celular

Também conhecida por Citologia, a Biologia Celular é a parte da biologia responsável pelo estudo das células. Esse ramo da biologia é importante, pois as células são utilizadas para diferenciar o que possui e o que não possui vida. Além disso, essa estrutura é importante e fundamental para qualquer ser humano.

microscópio.jpgAs células começaram a ser estudadas a partir da invenção do microscópio, em 1950. Uma empresa que fabricava lentes, a Zacharias Janssen, conseguiu criar esse objeto que permite que a visualização de pequenos organismos, ampliando a imagem diversas vezes. Como a célula é muito pequena, ela somente passou a ser estudada depois dessa invenção. A empresa colocou duas lentes em um tubo.

No século XVII, Robert Hooke, avaliou um pedaço de cortiça e neles, verificou cavidades minúsculas. Elas receberam o nome de células (derivada do latim cella que significa lugar fechado e pequeno cômodo). O que ele observou foi a parte que envolve a célula, a parede celular. Já em 1838, verificou-se que as células eram algo básico em todas as plantas e, no ano seguinte, também passou a ser a unidade básica dos animais. A partir dessas descobertas, surgiu a seguinte teoria celular: 'Todos os seres vivos são formados por células.'

Nos anos seguintes, foram sendo descobertas diversas estruturas em seu interior e as funções desempenhadas por eles. Em 1858, um médico alemão afirmou que as células também eram responsáveis pela hereditariedade e evolução.

Princípios da teoria celular moderna:

Todos os seres vivos possuem células; porém, alguns são formados por apenas uma célula;

As condições vitais dos seres vivos vão depender de suas propriedades celulares;

Elas surgem sempre a partir de uma já existente.

As células podem ser diferenciadas através de sua morfologia, porque cada uma delas é adaptada a sua função. Elas também podem ter sua forma influenciada por diversos fatores. As células vegetais têm um formato anguloso graças à parede de celulose que elas possuem e as células animais não têm uma parede celular e, por isso, são mais curvas.

Ao longo dos anos, o surgimento de diversas técnicas foi importante para que o conhecimento sobre as células crescesse. Além do microscópio, também passaram a ser utilizadas as técnicas de fixação, coloração, centrifugação fracionada, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com