TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS OBTIDAS DE LAVAGEM DE FILTRO DE COLETA DE MEDULA ÓSSEA

Dissertações: CARACTERIZAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS OBTIDAS DE LAVAGEM DE FILTRO DE COLETA DE MEDULA ÓSSEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  8.568 Palavras (35 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 35

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

NÚCLEO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE BIOMEDICINA

GLAZIANE CORDEIRO DE DEUS

CARACTERIZAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS OBTIDAS DE LAVAGEM DE FILTRO DE COLETA DE MEDULA ÓSSEA

SÃO PAULO

2011

GLAZIANE CORDEIRO DE DEUS

CARACTERIZAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS OBTIDAS DE LAVAGEM DE FILTRO DE COLETA DE MEDULA ÓSSEA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas como requisito parcial para a obtenção do Título de Bacharel em Biomedicina.

Aluna: Glaziane Cordeiro de Deus

Orientadora: Dra.Luciana Cavalheiro Marti

FMU-SÃO PAULO

2011

Ficha catalográfica

Elaborada pelo Sistema de Biblioteca e

Informação - FMU

Deus, Glaziane Cordeiro

Caracterização de Células Tronco Mesenquimais obtidas Lavagem de filtro de medula Óssea: Pesquisa experimental/

Glaziane Cordeiro de Deus - FMU - São Paulo, 2011.

53p.

Orientadora: Dra. Luciana Cavalheiro Marti – Trabalho de

Conclusão de Curso das Faculdades Metropolitanas Unidas,

Centro de Ciências da Vida, Graduação em Biomedicina.

Inclui Bibliografia

1. Células-Tronco Mesenquimais. 2. Células-Tronco mesenquimais derivadas de Medula Ossea. Marti, Luciana. C – Faculdades Metropolitanas Unidas - Centro de Ciências e Vidas.

Aos meus pais, que nunca mediram esforços para

eu chegar a esta etapa da minha vida.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, por me permitir essa conquista, por não me deixar desistir, quando em muitas orações eu disse que estava difícil e que talvez eu não fosse conseguir. Obrigada meu Deus!

A minha mãe Ivani Petronilio Cordeiro de Deus, por ser a maior responsável pela realização desse sonho, por fazer do possível o impossível para eu chegar ao fim dessa difícil jornada.

Ao meu pai Geusivan Evangelista de Deus, pois mesmo não estando presente fisicamente, em minha memória e em minhas orações sempre me deu forças pra eu continuar.

Ao meu irmão, Renato Ferraz da Silva, que com sua inocência de criança sapeca, me fez rir e demonstrou seu amor mais puro, em muitos momentos, que eu pensei não ser possível um sorriso.

Ao meu padrasto José Ricardo do Nascimento Silva, que mesmo ciente das nossas diferenças, sempre acreditou no meu potencial.

Aos meus padrinhos Gesoaldo Galdino da Silva e Marinaldes de Jesus Silva, por me apoiarem e contribuírem direta e indiretamente, para esta conquista.

Aos meus professores da graduação, que com sua sabedoria, me mostraram o caminho da ciência.

A turma de Biomedicina de 2008, que no fim dos 4 anos, se transformou em uma grande família.

Aos meus amigos que me entenderam, nos momentos mais difíceis e respeitaram meus devaneios em diversas situações.

A minha orientadora, Dra. Luciana C. Marti por acreditar em meu potencial, pelo apoio e inspiração no amadurecimento dos meus conhecimentos e conceitos que me levaram a execução e conclusão desta monografia.

A mestranda Marília Normanton, obrigada pelo carinho, pelo apoio e pela amizade.

Ao Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IEP-HIAE), por me permitir executar a parte prática do meu trabalho.

Ao Dr. Luiz Vicente Rizzo e Dra Anna Carla Goldberg, por autorizar e colaborar com esta pesquisa.

Aos colaboradores do Departamento de Hematologia e Transplante do Hospital Israelita Albert Einstein Dr. Nelson Hamerschlak, Dra. Andreza Alice Feitosa Ribeiro e Dra Andrea Tiemi Kondo.

A mente que se abre a uma nova idéia jamais

voltará ao seu tamanho original.

(Albert Einstein)

RESUMO

DEUS, Glaziane Cordeiro. Caracterização das Células-Tronco Mesenquimais Obtidas de Lavagem de Filtro de Coleta de Medula Óssea. 2008. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdades Metropolitanas Unidas, Núcleo de Ciências da Vida,Faculdade de Biomedicina, São Paulo, 2011.

Células-tronco adultas são funcionalmente definidas como células com capacidade de auto-renovação, habilidade de diferenciação e são classificadas de acordo com 3 parâmetros: potencialidade, clonalidade e auto-renovação. Em 1950, pesquisadores descreveram que a medula óssea contém pelo menos dois tipos de células-tronco; uma população chamada de célula-tronco hematopoética que é capaz de formar todos os tipos celulares presente no tecido hematopoético e uma segunda população chamada de célula-tronco estromal. As células-tronco estromais também chamadas de células-tronco mesenquimais foram descobertas por Friedenstein há mais de 30 anos e serão o alvo de estudo deste trabalho, onde propomos uma forma inovadora de obtenção destas células para pesquisa e realizamos sua caracterização.

Palavras-chave: Células-Tronco Mesenquimais. Células-Tronco derivada de Medula Óssea.

ABSTRACT

DEUS, Glaziane Cordeiro. Characterization of Mesenchymal Stem Cells Derived Dry Filter bone marrow collection. 2008. 43f. End of Course Work– Faculdades Metropolitanas Unidas, Núcleo de Ciências da Vida,Faculdade de Biomedicina, São Paulo, 2011.

Adult stem cells are defined as cells with self-renewal properties, capable of differentiation and are classified according to 3 parameters such as, clonal expansion, pluripotency and self-renewal. In 1950, researchers described the presence of at least 2 types of stem cells derived from bone marrow; a population called hematopoietic stem cell capable of originate cells from hematopoietic system

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com