TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem Das mãos

Pesquisas Acadêmicas: Lavagem Das mãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 7

Lavagem das mãos

Importante

Antes de iniciar qualquer uma dessas técnicas, é necessário retirar jóias (anéis, pulseiras, relógio), pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos.

A eficácia da higienização das mãos depende da duração e da técnica empregada

Finalidade

Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.

Duração do procedimento: 40 a 60 segundos.

Importante

• No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha.

• O uso coletivo de toalhas de tecido é contra-indicado, pois estas permanecem úmidas, favorecendo a proliferação bacteriana.

• Deve-se evitar água muito quente ou muito fria na higienização das mãos, a fim de prevenir o ressecamento da pele.

Material:

Sabão liquido;

Papel toalha.

Procedimentos:

Calçagem das luvas

Calçando as luvas cirúrgicas:

1. Com a mão esquerda segurar a luva direita pela parte dobrada do punho, removendo do pacote ou envelope sem tocar na parte de fora da luva.

2.Escorregar a mão direita para dentro da luva e deixar o punho dobrado para baixo.

3. Pegar a luva esquerda com os dedos enluvados da mão direita, por baixo do punho dobrado e escorregar a mão esquerda para dentro da luva, puxando o punho da mesma sobre o punho do avental.

4. Com a mão esquerda, finalizar de arrumar o punho da luva direita, colocando os dedos enluvados da mão esquerda debaixo da parte dobrada do punho da mão direita e desvirar o punho sobre o punho do avental.

5. Ajustar as luvas de maneira que elas calcem apropriadamente os dedos e a mão.

Colocação de luvas passo a passo:

Desinfecção Terminal

Material:

Solução desinfetante,

01 par de luvas de procedimento,

Panos de limpeza,

Hamper e saco plástico,

Balde,

Bacia.

Procedimento:

Lavar as mãos; colocar o material sobre a mesa de cabeceira; calcar luvas; desprender a roupa de cama e despreza-la no hamper, evitando movimentos bruscos; recolher materiais e equipamentos (ambos, umidificador, aspirador, comadre, papagaio) e encaminha-los ao expurgo; afastar a cama da parede, deixando espaço suficiente para realização da limpeza; iniciar a limpeza do leito pela parte superior do colchão, da cabeceira para o centro, inclusive as laterais do colchão, sempre do mais distante para o mais próximo; continuar a limpeza do colchão, do centro para os pés, inclusive as laterais do colchão, sempre do mais distante para o mais próximo; dobrar o colchão ao meio e limpar o estrado iniciando da cabeceira para o centro, elevar o estrado e limpar a parte inferior do mesmo, inclusive espaldar e pés; limpar a parte posterior do colchão, da cabeceira para o centro, retorna-lo em cima do estrado; dobrar o colchão para o lado contrario e limpar a outra metade do estrado, do centro para os pés segundo a técnica, não se esquecendo da parte inferior do estrado; realizar a limpeza da parte posterior do colchão iniciando do centro para os pés; passar para o lado mais distante e limpar a lateral do leito, grade e pés do leito; passar para o lado mais próximo e limpar a lateral do leito, grade e pés do leito; limpar com a solução desinfetante a mesa de cabeceira iniciando pela parte interna da mesma; limpar com a solução desinfetante a parte externa da mesa de cabeceira; limpar com pano embebido na solução desinfetante o suporte de soro (retirando fitas adesivas e esparadrapos que porventura estiverem colados); retirar as luvas.

Desinfecção Concorrente

Material:

Álcool a 70%,

Água e sabão,

Panos de limpeza,

Luvas de procedimento.

Procedimento:

Lavar as mãos; preparar o material; calcar luvas; avaliar as condições de limpeza do leito do paciente; embeber o pano de limpeza com álcool a 70%; limpar as laterais do leito com pano sempre no sentido da cabeceira para os pés e do lado mais

distante para o mais próximo; limpar a cabeceira e os pés do leito por ultimo; trocar o pano embebido em álcool e limpar a mesa de cabeceira iniciando pela parte interna e a seguir a parte externa; deixar a mesa de cabeceira em ordem; desprezar os panos de limpeza no hamper; desprezar as luvas; lavar as mãos.

Sinais Vitais

Material:

Bandeja contendo,

01 Termômetro,

Bolas de algodão seco,

Bolas de algodão embebidas no álcool a 70%,

Estetoscópio,

Aparelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com