TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campanha “Sobrevivendo à Sepse” – Relatório trimestral, junho 2010

Artigo: Campanha “Sobrevivendo à Sepse” – Relatório trimestral, junho 2010. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Artigo  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Campanha “Sobrevivendo à Sepse” – Relatório trimestral, junho 2010.

Disponível em: http://www.sepsisnet.org. Acesso em 03/11/2010.

Os intensivistas devem estar capacitados a prestar atendimento adequado aos pacientes com câncer, que vem se tornando cada vez mais presentes nas unidades de terapia intensiva (UTIs). Estudo nacional recente, mostrou que uma em cada cinco internações nas UTIs brasileiras se deve a pacientes com malignidade(1) observando-se taxas de sobrevivência encorajadoras para este grupo. Com relação ao câncer de bexiga, são diagnosticados no mundo mais de 300.000 novos casos por ano. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estimou para 2009, a ocorrência de 13.110 casos novos.(2) Em 2008, houve 2.821 óbitos devidos a esta neoplasia no Brasil, sendo 1.967 homens e 854 mulheres.(2)

Em aproximadamente 70 a 80% dos casos, a apresentação inicial do câncer de bexiga é na forma superficial,(3) e destes casos, 5 a 10% são carcinoma in situ. Esta forma de neoplasia é muito agressiva e apresenta alto risco de progressão e óbito.(3) Para o tratamento dos carcinomas in situ da bexiga, a imunoterapia com instilação intravesical do bacilo Calmette-Guérin (BCG intravesical) é considerada o tratamento inicial de escolha.(3) Após a ressecção transuretral (RTU) de tumores superficiais de alto grau não invasivos, a imunoterapia com BCG intravesical é considerada o tratamento adjuvante de escolha, para redução do risco de recidiva e de progressão.(4) Este tratamento geralmente é bem tolerado, mas podem ocorrer complicações graves.

A tradicional imagem do BCG como agente vacinal, benéfico, não deve iludir o intensivista e levá-lo a minimizar a possibilidade de ocorrência de complicações graves. A finalidade deste relato de caso é alertar os intensivistas para a possibilidade de choque séptico e óbito relacionados ao BCG intravesical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com