TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caprinos

Exames: Caprinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 5

4. 1 Dados da espécie

Os caprinos pertencem à subfamília Caprinae, que por sua vez pertence à família Bovidae. Além dos bodes e cabras domésticos essa subfamília também é composta por outros mamíferos ruminantes, como as ovelhas.

Os caprinos são um dos menores ruminantes domesticados, sendo o macho adulto chamado de bode, a fêmea adulta chamada de cabra e os filhotes chamados de cabritos. O som característico dos caprinos é o balido. Quanto às estruturas físicas, na maioria das espécies, tanto a cabra quanto o bode possuem chifres, que podem ser curvos ou em espiral e a textura e comprimento do pêlo varia de acordo com o habitat e a forma de criação, podendo ser longas ou curtas, macias ou ásperas. Os bodes possuem uma barbicha que os distinguem das cabras e também uma característica especifica que é a presença de glândulas odoríferas, as glândulas de Schietzel, localizadas próximo ao chifre, que produzem um líquido responsável pelo odor característico dos bodes, o odor hircino. Esse odor tem a finalidade de atrair as fêmeas no cio e é devido a ele que as cabras em lactação são mantidas em instalações longes dos bodes, para que esse cheiro não passe para elas e para o leite.

As cabras são animais extremamente sociais, dóceis e curiosos, que precisam do convívio com outros de sua espécie e vivem em grupos organizados por hierarquias. Também gostam muito de brincadeiras, de dar pinotes, pular, e chegam a fazer pequenas danças, subir em locais altos, se mostram muito independentes e não temem os humanos. Os bodes geralmente são mais bravos, maiores e tem o hábito de dar cabeçadas.

Caprinos passam grande parte do dia pastejando e sua ingestão é extremamente seletiva, em que a ingestão dos alimentos pode ser muito rápida, porém a remastigação demora muito mais.

As cabritinhas começam a dar leite aos treze meses de idade. Quando bem tratada e de boa raça uma cabra pode chegar a produzir de 8 a 10 litros de leite por dia, mas em média produzem de 2 a 3 litros.

São animais muito resistentes, suportando bem os diversos tipos de clima, como áreas de alta altitude, devido a presença de órgaos desenvolvidos e grossa pelugem.

As principais raças de cabras leiteiras são:

- Saanen: é a raça mais utilizada na produção de leite. Originou-se na Suíça, possui pelagem branca ou levemente creme, com pêlos curtos e finos, podendo o macho possuir pelos mais longos na linha do dorso e nas partes baixas. Suas orelhas são pequenas e levantadas e possuem chifre. Possuem pele e mucosas rosadas, aceitando-se manchas escuras com até 1 cm de diâmetro em qualquer local do corpo. Também pode ser utilizada na produção de carne.

- Alpina: Originou-se também na Suíça, com orelhas finas e retas de tamanho médio, pêlos curtos e lisos (na maioria, de cor castanha), com ou sem chifres e pele e mucosas escuras.

- Toggenburg: Também de origem Suíça, animais menores e menos produtivos do que saanen e alpina, com pelagem cinza, com duas faixas brancas (ou cinzas em algumas linhagens) que vão da orelha até a boca, passando pelos olhos. Possui focinho branco, pele cinza e mucosas escuras.

- Anglo-nubiana: é utilizada também na produção de carne, com pelos curtos e pelagem tartaruga de cores variadas, suas orelhas são caídas, longas, voltadas para fora e com pele e mucosas escuras.

- Moxotó: também utilizada na produção de carne e pele, tem origem brasileira, pelagem branca ou baia com uma listra negra nas costas, pelos curtos e brilhante, pele preta e mucosas escuras.

4.2. Destino zootécnico

A criação de caprinos pode produzir uma grande variedade de produtos, que são: leite e seus derivados, carne, pele, pêlo, esterco, reprodutores e matrizes, entre outros produtos específicos.

A produção de leite é a principal atividade em algumas regiões do Brasil e vem se desenvolvendo muito em outras regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com