TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Confinamento De Ovinos E Produção De Leite Caprino

Artigo: Confinamento De Ovinos E Produção De Leite Caprino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

Confinamento de Ovinos e Produção de Leite Caprino

Mesmo sendo considerada uma atividade secundária à pecuária de corte, a ovinocultura e a demanda por esta carne no Brasil apresentam crescimento e impulsionam o interesse pela criação destes animais. Com 16 milhões de cabeças, a criação atual tem como líder a Bahia, com cerca de cinco milhões de ovinos, seguida pelo Rio Grande do Sul, com três milhões de cabeças. Essa produção ainda é pequena para consumidores que exigem cada vez mais uma qualidade maior da carne, deixando um vácuo de, pelo menos, 800 mil toneladas por ano, que podem ser importadas.

São Paulo não representa grande destaque como criador, mas é destino certo da produção. Sendo a maior consumidora do país, a região é estímulo para o aumento da criação. De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente da Dorper Campo Verde, Carlos Vilhena, o aumento do consumo per capita a nível Brasil ainda é pequeno, mas a classe alta está consumindo mais a carne de ovino de qualidade, que vem também de países como Austrália e Nova Zelândia.

Deve-se buscar na propriedade um terreno livre de umidade, de fácil acesso e que seja próximo às pastagens e à sede do estabelecimento, no sentido de evitar predadores. Solo adequado deve ser drenado, de preferência sem pedras, bem coberto por vegetação rasteira abundante e com gramíneas estoloníferas. Em regiões de clima frio, com muito vento, torna-se necessária a construção de abrigos, principalmente para ovelhas pré-paridas e cordeiros. Também em regiões muito chuvosas ou com excesso de sol, devemos providenciar abrigos que protejam o rebanho, proporcionando-lhe maior conforto. Tais abrigos deverão ser construídos na direção norte-sul, de modo que o lado que recebe o vento sul, seja fechado.Além de gerar uniformidade e padronização dos animais para o abate, um maior número de animais prontos ao mesmo tempo, como acontece no confinamento, consegue regular o crescimento ovino e garantir aos

A literatura fornece várias medidas, estando as médias relacionadas em currais: 1,0 m2/animal, reprodutores:3,5 a 4,0 ms (boxes individuais), ovelha adulta: 1,5 a 2,0 m2/animal, ovelha com cria: 2,0 a 2,5 m2/animal. Confinamento: coberto: 1,5m2/animal, descoberto: 5,0 m2/animal. Comedouro: 40 cm/animal e iluminação: 10% da área do piso.

As cercas podem ser dos mais variados materiais, dependendo do tipo de instalação e do material disponível na região.

O confinamento tem ganhado espaço entre os produtores de ovinos como uma alternativa viável para o aumento de lucros em propriedades de todos os tamanhos. A busca por mais produtividade em menor tempo e a custos reduzidos tem feito com que muitos deles busquem novos caminhos para alavancar os resultados.

Para alterar o formato do confinamento, é preciso que os animais passem por um período de adaptação, a fim de reduzir o estresse. É fundamental que todos já estejam acostumados a comer em cochos, para garantir que ganhem peso. A partir de resultados obtidos em estudos de campo, é sugerido duas técnicas para adaptação - em piquetes ou partes do pasto cercado ou dentro dos currais de confinamento.

A adaptação do rúmen é primordial, a maior porção do estômago dos ruminantes, é cheio de bactérias, fungos e protozoários que fazem a digestão dos alimentos para o animal. Assim se o animal está acostumado a se alimentar de pasto, ele terá uma maior concentração de bactérias que realizam a fermentação de capim e poucas especializadas na digestão dos grãos. Então a fase de adaptação irá fazer com que aumente as bactérias que digerem os grãos e reduza as que digerem capim. Quanto ao tempo, o ideal são 21 dias, mas existem casos que o rebanho vai direto ao confinamento sem passar pela fase de adaptação, e isto acontece em função de como é o manejo antes do confinamento, pois se há animais que foram criados somente com pasto e mineral a adaptação será mais longa, o inverso ocorre quando se tem indivíduos que desde o nascimento têm acesso à ração em sua dieta, nesse caso a adaptação será mais curta ou até mesmo nula.

Produção de Leite Caprino

Em se tratando de caprinos estes animais são mais eficientes como produtores de leite do que de carne e, ao serem explorados com esta finalidade,favorecem o aumento da disponibilidade de alimentos, gerando riqueza mais rápido em função do curto período de circulação do capital financeiro. Contudo, “Na maioria das explorações, a produtividade ainda é baixa devido a indefinições quanto aos objetivos, metas e estratégias, além da ausência de melhorias no regime de manejo e de sistemas de produção compatíveis com a exploração leiteira”. (PIMENTA FILHO & SIMPLÍCIO, 1994). Muita vezes, existe a necessidade da melhoria do patrimônio genético dos rebanhos ou mesmo da incorporação de raças especializadas. Estes dois aspectos podem ser solucionados através da aquisição de machos e fêmeas, por inseminação artificial (IA) e transferência de embriões (TE), aliados à seleção genética. Ressalta-se que essas interferências devem ser feitas seguidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com