TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ovinos E Caprinos

Ensaios: Ovinos E Caprinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Esse ramo da agricultura presa pela saúde do meio ambiente, desde a preservação do solo, lenções freáticos, com isso qualquer tipo de produto utilizado na cultura plantada ou semeada tem por fim dar continuidade aos ciclos, atividades biológicas do solo e a biodiversidade (Sebrae/NA).

Assinada em 23/12/2003 e regulamentada em dezembro de 2007, na Lei 10.831 fez com que o Brasil viesse a participar de um seleto grupo, composto por países como EUA, Japão, Austrália entre outros.

Basicamente a agricultura orgânica tem como base, estercos de animais, adubação verde, rotação de cultura, já as pragas e doenças são feitos controles biológicos, ou seja não é utilizado nada que seja sintético, afim de um desenvolvimento limpo e sustentável.

Cada vez mais presente no mercado, e com pessoas mais preocupadas com a sustentabilidade econômica e ecológica esse ramo da agricultura ainda não representa um grande percentual nas prateleiras variando de 4 e 5% (R7 educação), pois junto a sua qualidade existe um preço elevado cujo impede que muitas pessoas venha migrar para esse método de alimentação ou qualquer coisa que seja derivado desse método.

DESENVOLVIMENTO

Com o surgimento de adubos sintetizados (adubos químicos), surgiram junto grupos dos quais eram contrários a essas práticas culturais, sem lugar especifico para o surgimento desse método de cultivo, constata apenas que surgiu por volta de 1920, os quais adotavam uma política estruturada em quatro funções básicas que são agricultura biodinâmica, orgânica, biológica e natural.

Contudo essas funções ou vertentes básicas foram passando por reformulações desde a seu nome a sua pratica, a qual em 1970 essas vertentes vieram a ser chamada apenas de AGRICULTURA ALTERNATIVA.

Desse modo esses grupos vem com intuito de conscientizar e maximizar a ideia de uma vida mais saudável e duradoura com energias renováveis, assim minimizando as dependências de produtos oriundos de produtos transgênicos ou químicos.

Observando o potencial desse mercado e suas vantagens, o Brasil deu atenção e intensificou estudos que viessem a contribuir para uma melhor expansão, desse modo o Brasil já é um dos países de destaques na produção de alimentos orgânicos e fontes de energias sustentáveis sendo o quarto colocado estando atrás de países como Japão, EUA e Austrália (Ministério da Agricultura).

Mesmo com essas vantagens a agricultura orgânica tem fatores que emperram que ela venha a deslanchar entre os produtores, pois devido ao alto custos de produção, produtividades menores, durabilidade menor devida ao ataque de fungos e vírus.

A agricultura orgânica se tornou uma forma de renda interessante para pequenos produtores cujo as áreas não são tão expansivas deste modo investem na agricultura orgânica fecham parcerias afim de direcionar suas produções até mesmo antes de sua produção para que não haja perca de produção neste período de colheita até chegar a mesa do consumidor.

Hoje no Brasil, há aproximadamente 15 mil áreas com o selo de certificação, o qual lhe dão direito de produzirem tais produtos orgânicos, onde 70% são de agricultura familiar. Desse modo o Brasil já representa aproximadamente 3,77% do consumo mundial (R7 educação).

Esse crescimento ganhou maior destaque no estado do Mato Grosso onde representa cerca de 622.800 mil hectares destinados a essas práticas sendo que o brasil trabalha hoje com aproximadamente 1,5 milhões de hectares, segundo estado com maior destaque é o Pará com 602.600 mil hectares seguido de Amapá, contudo o estado que possui maior números de produtores ligados a alguma coligação orgânica são Pará com 3.300 seguido por Rio Grande do Sul com 1.200 associados (pensamento verde/redação).

No estado de Matogrosso, o que ganhou destaque na produção oriunda de produtos orgânicos foram a carne bovina e a castanha do brasil tendo grande importância, já no estado do Pará obtém maior variedade de produtos como castanha do brasil, cacau, açaí entre outros que obtém destaques (pensamento verde/redação).

Devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com