TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cardiovascular

Ensaios: Cardiovascular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Por que indivíduos que se levantam rapidamente podem apresentar queda de pressão arterial? Que mecanismos podem regular a pressão nesta situação?

O que acontece é que o sangue está regulando em um nível mais baixo e ao se levantar rapidamente a tendência é que o mesmo permaneça no lugar onde estava, faltando sangue na parte superior do corpo, o que causa vertigem ou tontura. Os mecanismos responsáveis pela regulação da PA nesta situação são os barorreceptores e o sistema renina angiotensina aldosterona.

2 – O que pode acontecer com a pressão arterial quando há uma grande liberação de renina pelos rins? Explique o mecanismo.

A renina ativa a angiotensina, que irá provocar a contração das paredes musculares das arteríolas, aumentando a pressão arterial.

3 – Como é realizada a transmissão dos impulsos entre as fibras cardíacas?

Gerado o impulso ele se propaga pelo sistema de sincícios e em seguida pelas fibras especializadas (fibras com menor poder contrátil, mais com grande poder de transmissão de impulsos elétricos), promovendo a contração.

4 – De que forma o simpático e o parassimpático desencadeiam taquicardia e bradicardia respectivamente?

Uma elevação na estimulação do sistema nervoso simpático ocasiona aumento da frequência cardíaca, tanto pela ação direta da fibras nervosas simpáticas, quanto pela liberação de hormônios como adrenalina.

Bradicardia: qualquer reflexo circulatório que estimule o nervo vago pode fazer com que a frequência cardíaca diminua de forma acentuada, devido ao efeito inibitório que a estimulação parassimpática, por meio de da acetilcolina, produz sobre o funcionamento cardíaco.

5 – Por que indivíduos com desidratação podem apresentar um aumento da resistência vascular?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com