TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas e sintomas do cólera

Artigo: Causas e sintomas do cólera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Artigo  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

A cólera é uma doença motivada pelo Vibrio cholerae. A bactéria produz uma toxina que resulta no aumento de água, secreção de cloro e sódio no intestino, originando diarreia extrema, que pode ser extremamente grave e provocar a morte. A cólera é transmitida através de alimentos ou água contaminados por fezes, vómitos ou outras secreções de pessoas doentes ou portadoras da doença. O homem é o único animal que pode ser atingido pela cólera, sendo também o reservatório principal da bactéria que causa esta doença, embora não seja o único.

Causa

A cólera tem como causa o vibrião colérico que se pode multiplicar de forma muito rápida na luz intestinal. Só o médico pode identificar a bactéria causadora da cólera. A diarreia intensa associada à cólera é por si só um forte indicador da doença. De modo a repor os níveis de líquidos e minerais, implementam-se exames para determinar qual a orientação que se deve seguir.

Sintomas

Os sintomas associados à cólera não são muito comuns, mas pode ocorrer desidratação associada à diarreia provocada pela doença. A diarreia torna-se aquosa após 1 a 5 dias de incubação da cólera, parecendo-se com água de arroz. A desidratação provocada pela cólera é extremamente intensa, e a pessoa afetada perde diariamente cerca de 20 litros de água. Caso não se promova a reposição dos líquidos perdidos, podem ocorrer cólicas abdominais, vómito, insuficiência renal e aumento de frequência cardíaca como resultado da redução do volume que circula.

Prevenção

Medidas básicas de prevenção na perspectiva de obter mentira cólera na ingestão de pagamento especial atenção de comida e água quando viajar para lugares onde a cólera é um grande risco. Há três aspectos fundamentais para se manter em mente, como a eliminação higiênica dos resíduos humanos, abastecimento de água potável e higiene alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com