TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alcoolismo: causas, consequências, clinicas e sintomas

Por:   •  3/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

Sumario

1.Introdução-04

2.quais benefícios são obrigatórios e não obrigatórios na folha de pagamento-05

3.Alcoolismo: causas, consequências, clinicas e sintomas-06

4.O que a CLT traz sobre os benefícios e sanções a respeito do alcoolismo – 07

5.Conclusão

6.Referências bibliográficas – 08

7.Anexos – 09

Introdução

No trabalho a seguir vamos tratar da folha de pagamento a qual é obrigatória e muito importante para o empregado e empregador e serve para fiscalização trabalhista e previdenciária, também sobre o alcoolismo que é uma doença que não tem cura e é a destruição de muitas famílias, e o que a CLT diz sobre o dependente do álcool.

1.quais benefícios são obrigatórios e não obrigatórios na folha de pagamento

A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária.Para sua elaboração não existe modelo oficial, podendo ser adotados critérios que melhor atendam aos interesses de cada empresa, observadas as informações que legalmente deve conter.Os empregados contratados por prazo determinado nos moldes da Lei nº9.601/98 deverão, para efeitos previdenciários e trabalhistas, ser discriminados em separado, em folha de pagamento distinta.

A folha de pagamento deve conter os benefícios e descontos do trabalhador de carteira assinada. Alguns benefícios como:

Horas Extras

Se o empregado trabalhar em horas suplementares, através de acordo de prorrogação de horas, as mesmas serão pagas com adicional de 50% sobre o valor da hora normal, conforme o disposto no art. 7o , inciso XVI da Constituição Federal.

Adicional Noturno

O empregado que trabalhar no período noturno, ou seja, aquele compreendido entre às 22:00 horas de dia e às 5:00 horas do dia seguinte, fará jus ao adicional de 20% sobre o salário- hora diurno

Adicional de Periculosidade

Os empregados que trabalham em contato permanente com inflamáveis, explosivos, raios ionizantes (radiação em geral), ou eletricidade, recebem um adicional de 30% sobre o salário contratual, não incidindo referido percentual sobre prêmios, gratificações e participação nos lucros.

Adicional de Insalubridade

É pago aos empregados que trabalham nas atividades consideradas insalubres, nocivas à saúde do trabalhador

2.Alcoolismo:causas,consequências,clinicas e sintomas

Causas: Não se sabe ainda todas as causas do alcoolismo, mas entre elas estão. Na maioria das vezes, o alcoolismo é adquirido durante a adolescência, época que se busca aprovação, status e maior segurança, como uma forma de defesa para sentir-se aceito pelo seu grupo social. Em sua maioria, embora nem todos levem o vício, os adolescentes começam a beber para se sentirem mais seguros ou engraçados entre os amigos, e estarem integrados com seu grupo,O alcoólatra julga usar o álcool para resolver seus problemas, sem se dar conta de que multiplica seus desconfortos físicos e emocionais e passa a depender do álcool para tudo, “até para esquecer que é dependente”. Usado muitas vezes inconscientemente para fugir de uma realidade, os estudos familiares mostraram que a participação genética é inegável, mas apenas parcial, os demais fatores que levam ao desenvolvimento do alcoolismo não estão suficientemente claros, O estresse não determina o alcoolismo, mas estudos mostraram que pessoas submetidas a situações estressantes para as quais não encontra alternativa, tornam-se mais frequentemente alcoólatras. O álcool possui efeito relaxante e tranquilizante semelhante ao dos ansiolíticos.

Consequências: A cirrose hepática é uma das doenças mais comuns provocadas pelo alcoolismo. A bebida é metabolizada através do fígado e quando se usa álcool em grandes quantidades e por longo período, podem surgir alterações no órgão. O álcool provoca infiltração de gorduras no fígado, pode gerar a hepatite alcoólica e, mais grave, a cirrose hepática. A cirrose se caracteriza pelo endurecimento do fígado, provoca ascite (barriga d'água) e formação de varizes no esôfago. Além do fígado, outras partes do organismo podem ser afetadas pela bebida. No cérebro, a intoxicação aguda - mesmo em não alcoólatras - pode provocar acidentes, agressões e suicídio. O álcool interfere no funcionamento do aparelho digestivo, desenvolve irritações na boca e esôfago, além de provocar distúrbios gástricos que acabam agravando doenças já existentes, como a úlcera. O intestino também pode sofrer com diarreias e dificuldade de absorção de alimentos, provocando a desnutrição. O uso constante de bebida também agrava diversas outras doenças infecciosas, como tuberculose e pneumonia.

Clinicas:alcoólicos anônimos Quase todos os programas de tratamento do alcoolismo também incluem encontros de Alcóolicos Anônimos (AA), cuja descrição é "uma comunidade mundial de homens e mulheres que se ajudam a ficarem sóbrios". Enquanto o AA é geralmente reconhecido como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com