TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cefaleias

Seminário: Cefaleias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

Cefáleia

Cefaléia, ou “dor de cabeça” como popularmente é conhecida, constitui problema freqüente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico. Ela pode ocorrer isoladamente como manifestações de um complexo sintomático agudo, como a enxaqueca (cefaléias primárias) , ou pode fazer parte de uma doença em desenvolvimento, como infecções, neoplasia cerebral ou sangramentos intracranianos (cefaléias secundárias). (SLIDE)

Estima-se que cerca de 90% da população mundial já apresentou ou irá apresentar um episódio de cefaléia ao longo da vida. (PARTE DE ESTUDO)

As cefaléias primárias não apresentam uma causa especifica, podendo a mesma ser de natureza multifatorial e de caráter hereditário, ao contrário das cefaléias secundárias, que apresentam uma causa patológica evidente. As dores de cabeça podem se manifestar de modo súbito, subagudo ou crônico. (SLIDE)

As cefaléias de início agudo ou súbito geralmente constituem manifestação de uma patologia intracraniana como hemorragia subaracnóide ou de outras doenças cerebovasculares ou infecciosas (meningites / encefalites). Todavia, elas também podem ocorrer após punção lombar (procedimento médico especializado para diagnóstico de enfermidades neurológicas) ou mesmo durante manobras fisiológicas que possam aumentar a pressão intrabdominal e conseqüentemente a intracraniana, como exercícios físicos intensos e relações sexuais. (ESTUDO)

Àquelas de manifestação subaguda, podem ser resultantes de enfermidades inflamatórias do tecido conjuntivo, como artrite de células gigantes, ou mesmo de processos tumorais intracranianos (tumores, abscessos cerebrais, metástases cerebrais, hematomas subdurais), além de hipertensão intracraniana benigna (pseudotumor cerebral), neuralgia do trigêmio/ glossofaríngeo e crise hipertensiva. (ESTUDO)

As cefaléias crônicas, geralmente são de natureza primária. São resultantes, na maioria das vezes, das enxaquecas, cefaléias tensionais e cefaléias em salvas. (ESTUDO)

O que é Cefaleia tensional?

Sinônimos: Dor de cabeça de contração muscular

Uma cefaleia tensional é uma dor ou desconforto na cabeça, couro cabeludo ou pescoço, geralmente associada à tensão muscular nessas áreas. (SLIDE)

A maioria das cefaleias é causada por contração muscular ou problemas de fluxo sanguíneo (ESTUDO)

Ela ocorre quando os músculos do pescoço e do couro cabeludo ficam tensos ou se contraem. As contrações musculares podem ser uma resposta a estresse, depressão, trauma na cabeça ou ansiedade. (ESTUDO)

Qualquer atividade que exija que a cabeça seja mantida em uma mesma posição por muito tempo sem se mover pode causar uma dor de cabeça. Isso inclui atividades como digitar ou realizar outras ações no computador, trabalhos manuais delicados que exigem precisão e atenção e a utilização de um microscópio. Dormir em um quarto frio ou dormir com o pescoço em uma posição incomum também pode desencadear uma cefaleia tensional. (SLIDE)

O que é Cefaleia em salvas?

Sinônimos: Dor de cabeça muito forte, cefaleia histamina

A cefaleia em salvas é uma dor que ocorre em um lado da cabeça e pode causar lacrimejamento dos olhos e congestão nasal. Os ataques ocorrem regularmente por uma semana até um ano, separados por longos períodos sem dor que duram, no mínimo, um mês, talvez mais. (SLIDE)

O que é Enxaqueca?

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). Na enxaqueca, a localização da dor normalmente é de um lado da cabeça, às vezes, dos dois. (SLIDE)

Causas

Os fatores mais frequentes que podem iniciar uma crise de enxaqueca são:

1. Alimentos e bebidas

2. Hábitos alimentares e sono

3. Variações bruscas de temperatura e umidade do ar

4. Fatores hormonais, emocionais e estresse (ESTUDO)

Cefaléias na Medicina tradicional chinesa

As cefaléias podem ocorrer em uma série de padrões de doenças na Medicina Tradicional Chinesa. Algumas cefaléias estão associadas a influências nocivas externas, como vento-frio, vento-calor ou vento-umidade. Outras ocorrem como um sintoma de desequilíbrios internos, como fogo do fígado, catarro, estagnação do sangue, deficiência de qi ou deficiência de sangue. (SLIDE)

É importantíssimo fazer um diagnóstico correto ao tratar a cefaléia, já que o tratamento errado pode piorar o problema. (ESTUDO)

Tratamento das cefaléias causadas pelas influências externas

Quando a cefaléia é provocada por uma influência nociva externa, ela pode ocorrer repentinamente, geralmente com outros sintomas do vento. Quando começa em conseqüência do vento-frio, a dor normalmente é atrás ou em cima da cabeça. Outros sintomas poderiam ser aversão ao frio, tensão e dor nos ombros e pescoço e congestão nasal. A fórmula clássica para esse padrão é a ChuanXiongChaTiaoWan e deve ser tomada com chá verde. (SLIDE)

Quando o vento-calor é o culpado, a cefaléia pode ser bastante forte. Outros sintomas podem incluir febre, dor de garganta, sede e pulso rápido e instável. Nesse caso, a fórmula apropriada é a Yin QiaoJie Du Pian ou a Gan Mao Ling. (SLIDE)

Quando o patógeno externo é a umidade, a dor é fraca e a cabeça fica pesada. Também pode haver febre ou calafrio, congestão nasal, confusão mental e fadiga. Um medicamento eficaz, vendido sem receita médica, para esse tipo de cefaléia é o HuoXiangZhengQiWan,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com