TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do paracetamol em pessoas com cefaleia

Por:   •  9/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

1.INTRODUÇÃO

O paracetamol ou acetaminofeno é um fármaco indicado para aliviar as dores de cabeça limitadas, atuando como analgésico. Foi publicado em 2014 no Jornal Folha de São Paulo um artigo onde relata que pacientes que ingeriram o mesmo em doses maior que a recomendada em vinte e quatro horas (3g) acarretou em graves danos ao fígado. Em virtude de ser um medicamento que não é necessário a apresentação de uma receita médica é utilizado demasiamente entre a população mundial.

A escolha do tema foi baseada na questão de vivermos em uma era onde é notável a prática da automedicação. Visando que este como qualquer outro medicamento só deve ser empregado ao organismo após uma orientação médica. Anthony Wong médico toxicologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em uma de suas entrevistas relatou que o acetaminofeno é um medicamento grandemente optado pelas pessoas com dores de cabeça, a complicação do seu uso deve-se ao fato que o seu efeito analgésico é pouco éficaz. Diante disso o indivíduo põe-se a elevar as doses. E essas podem germinar lesão hepática irreversível só reparada com o transplante de fígado, isso ocorre por uma prática de superdosagem pela consequência de ser um rémedio menos perspicaz.

A revista Nwe Scientist veinculou uma pesquisa abordando os riscos que é gerado em relação ao paracetamol, foi considerado a principal causa de insuficiência hepática nos EUA, um estudo exibe que a dimensão das disfunções no fígado gerado pelo uso excessivo do remedio atingiu a 51% do total em 2003. Em 1998 essa margem totalizava 28%. Hoje só é possível a compra desse medicamento mediante prescrição médica,

A grande maioria da população não tem o conhecimento de saber que trata-se de um rémedio que utilizado de maneira imprópria é tido como um antagonista a saúde humana, podendo desencadear intoxicações ao organismo.

Consumir o paracetamol em taxas elevadas pode lesionar o fígado. Umas das funções deste membro é remover toxinas do sangue, qualquer substância consumida antes de atingir o organismo é passada pelo fígado, isso engloba qualquer tipo de medicamento. (ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA 2009) Contudo, depois de ingestão de doses elevadas do acetaminofeno, o metabólico é construido em proporções suficientes para lesionar a depleção da glutinação hepática, ajudando em resultados tóxicos da overdose medicamentosa. (BRODY 2006)

O Doutor Kenneth Simpson e seus assistentes estudaram os registros médicos de 663 pessoas que foram direcionadas para a Unidade Escocesa de Transplante de Fígado, no Hospital da Universidade de Edimburgo em razão de problemas no fígado motivado pelo paracetamol. Dentre estes, 161 casos possuiam a orvedose escalonada obtinham mais probabilidade de desencadear lesões no fígado e cérebro, e acarretavam mais possibilidades de vir a falecer por causa dessas contrariedades.

‘’ Eles não ingeriram altos índices de medicamento em um só instante, o que resultaria em overdose, mas no transcorrer dos anos, a deteriorização pode se amontoar e as sequelas podem ser letal ‘’ disse Simpson.

Mediante a situação apresentada essa abordagem retrata os estudo do excessivo e prolongado uso de tal fármaco espécifico.

2.JUSTIFICATIVA

O projeto é de suma importância, levando em conta que, muitas pessoas que ingerem o paracetamol não sabem se de fato trata-se de uma cefaléia, o tema em questão vai auxiliar no uso deste medicamento. O interesse pelo mesmo deu-se devido já ter sido constatado que a principal causa da insuficiência hepática é induzida pelo mal uso desse fármaco. Este é um assunto ainda desconhecido pela grande maioria da população, levando em vista que, quando um indivíduo aparenta sintomas de dor de cabeça em primeiro instante é iniciada a busca por um rémedio para aliviar essas dores, e o medicamento mais recorrido as pessoas é exatamente o paracetamol, por influência de ser um dentre os mais populares entre a sociedade e indicado no caso de suspeitas de dengue.

A falta de conhecimento mediante ao uso exorbitante deste rémedio é uma das principais causas que levou a execução deste trabalho.

3.HIPÓTESE

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com