TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurofisiologia - cefaleia tensional

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

2 ASPECTOS MÉDICOS CEFALEIA TENSIONAL

A cefaleia em salvas ( cs ) foi, por muito tempo, conhecida através de vasta sinonímia: eritroprosopalgia de bing, neuralgia ciliar, cefaleia histamínica, etc...

A cefaléia é denominada nos estados unidos como cluster headache que e no brasil recebeu a tradução de “ cefaleia em salvas ”. A IHS, em 1988, classificou algumas cefaleias como mostra a tabela 3.

Tabela 3. Classificação da cefaléia em salvas.

• Cefaléia em salvas, de periodicidade indeterminada.

• Cefaléia em salvas, episódica.

• Cefaléia em salvas crônica.

 Forma crônica primaria.

 Forma evoluída de uma episódica.

Forma assemelhada de cefaléia em salvas que não preenchem todos os critérios.

SEGUNDO A INTERNATIONAL HEADACHE SOCIETY.

Segundo kndrow, o cs contem uma prevalência de 0,4 a 1%, evidencia-se também que os homens são mais acometidos, sendo a proporção de 6;1 tendo em vista que os primeiros surtos costumam aparecer entre os vinte e cinquenta anos de idade.

As crises costumam ocorrer no mesmo horário do dia, ( ao que consta o paciente sabe o mesmo horário que vai ocorrer ) pelo menos 50 % das pessoas que contem a cefaleia tem crises noturnas, que acontecem aproximadamente duas horas após o inicio do sono, na chamada fase rem.

2.1 Conceito Cefaleia Tensional

Cefaleia são os termos médicos para dor de cabeça e é um dos sintomas mais comuns na medicina. Quando constitui por si só uma doença, é considerada primária.

Cefaleia tensional é primária e mais frequente na forma episódica, dor de cabeça” como popularmente é conhecida, constitui problema frequente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico. Ela pode ocorrer isoladamente como manifestações de um complexo sintomático agudo, como a enxaqueca (cefaleias primárias), ou pode fazer parte de uma doença em desenvolvimento, como infecções, neoplasia cerebral ou sangramentos intracranianos (cefaleias secundárias).

2.1.2 Etiologia Cefaleia Tensional

Não há uma causa única para dor de cabeça tensional, este tipo de dor de cabeça não é uma característica hereditária que ocorre em famílias em algumas pessoas, dores de cabeça de tensão são causados pela contração involuntária e crônica de músculos na parte de trás do pescoço e do couro cabeludo.

Essa tensão muscular pode ser causada por repouso insuficiente, má postura, estresse emocional ou mental, incluindo depressão, ansiedade, cansaço, fome, excesso de exercício. Outros desencadeadores de cefaleia tensional são o consumo de bebidas alcoólicas, cafeína em excesso ou abstinência, gripe e resfriado, problemas odontológicos como bruxismo, fadiga visual, congestão nasal enforco excessivo, sinusite.

Diagnóstico diferencial das cefaleias também inclui dor de cabeça causada por sinusite, alterações na articulação temporomandibular, uso excessivo de medicação e pós trauma. O diagnóstico de enxaqueca pode ser confundido com o de cefaleia causada por sinusite, tendo em vista que alguns dos sintomas oculares e nasais podem dificultar a interpretação diagnóstica feita pelo médico.

Os erros de refração muitas vezes são muito valorizados como causa de cefaleia, no entanto, quando estão de fato implicados, trazem uma dor de moderada intensidade, frontal e ocular. A causa mais comum é a hipoglicemia em que toda vez que o cérebro detecta uma pequena quantidade de glicose ele vai fazer com que os vasos sanguíneos dilatam para conseguir buscar essa glicose causando a cefaleia.

As cefaleias primárias, que têm como exemplo principal a enxaqueca, e as cefaleias secundárias, quando a dor de cabeça é um sintoma de uma outra doença como uma sinusite, aneurisma cerebral, tumor cerebral entre outras causas. As cefaleias secundárias seu conceito é simples, a dor de cabeça é causada por uma outra doença, que tem como manifestação clínica a dor de cabeça. Em muitos casos é assim que gostamos de ver as doenças, como um ciclo monofásico, que aparece e vai embora; tratamos a infecção, ou cura-se um tumor qualquer e os sintomas desaparecem.

2.1.3 Sinais e Sintomas Cefaleia Tensional

Os sintomas mais comuns da cefaleia tensional são ter uma leve dor ou pressão na frente, topo ou laterais da cabeça, como um aperto, ela é descrita como se fosse uma faixa ou capacete apertado em volta da cabeça, assim os músculos no pescoço e cabeça ficam tensos e contraídos e a dor pode ser leve ou moderada, descrita como uma dor maçante sendo geralmente difusa e ocorre no final do dia.

O indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com