TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Central De Material E Esterilização

Trabalho Universitário: Central De Material E Esterilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.893 Visualizações

Página 1 de 3

PROCEDIMENTO CME

NÚMERO: SQ3900Q....

DATA DE IMPLANTAÇÃO: 27/08/2014

TÍTULO:

RECEBIMENTO, PROCESSAMENTO E DESCARTE DE EXPLANTES CIRÚRGICOS NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO.

ITEM MANUAL DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

ÁREAS DE APLICAÇÃO: HOUNICIR/CME (Gerência; CME)

ELABORAÇÃO:

APROVAÇÃO: Chapa: ux09047 e UX08927 Nome: Carmem Célia Negreli Feliciano e Adir de Paula Lima

ÍNDICE

ITEM DESCRIÇÃO PÁGINA

1

2

3

4

5

6

1. INTRODUÇÃO

O tratamento dos explantes cirúrgicos sempre foi alvo de discursões no meio hospitalar, sendo tratado toda vida como apenas um lixo metálico, e seu descarte sendo realizado das mais variadas formas.

Para padronizar o tratamento com explantes cirúrgicos nas instituições de saúde a normativa RDC 15 de 15 de março de 2012 determina que;

No CME Classe II, os produtos para saúde oriundos de explantes devem ser submetidos ao processo de limpeza, seguida de esterilização.

Após o processo de esterilização, estes explantes podem ser considerados como resíduos sem risco biológico, químico ou radiológico e devem ficar sob guarda temporária em setor a ser designado pelo Comitê de Processamento de Produtos para Saúde ou do Responsável Legal pela empresa processadora.

Os explantes tratados e o instrumental cirúrgico considerado inservível podem ser encaminhados para reciclagem, desde que a empresa que recebe o material seja licenciada para proceder à reciclagem destes materiais e o serviço de saúde mantenha registro dos itens que foram encaminhados à empresa.

Ainda determina em paragrafo único que;

É proibida a entrega deste material às cooperativas de catadores ou empresas que recolhem materiais inservíveis denominadas de "ferro velho".

O material explantado poderá ser entregue ao paciente mediante solicitação formal.

A entrega dos explantes deverá ser precedida de assinatura de termo de recebimento e responsabilidade e a embalagem de esterilização deverá ser rompida e retida antes da entrega.

2. OBJETIVO

Padronizar condutas para recebimento, limpeza, esterilização e descarte dos explantes na Central de Material e Esterilização.

3. APLICAÇÃO

Este procedimento aplica-se à Central de Material e Esterilização.

4. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Considera se explantes cirúrgicos toda órtese ou prótese que teve contato invasivo com o paciente e foi retirada do mesmo.

Tipos de explantes cirúrgicos: Placa, Haste, Parafuso, arruela, Cabos, Prótese total de quadril e joelho, fixador externo e Fio liso kirchiner e Steiman.

Todo e Qualquer explante cirúrgico deve ser entregue na área de recepção e limpeza da CME, este material contaminado deverá ser encaminhado para este setor de acordo com o procedimento SQ3900Q8PR0711- Encaminhamento de Artigos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com