TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Central De Material Esterelizado

Casos: Central De Material Esterelizado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃODEFINIÇÃO

Unidade de apoio técnico, que tem como finalidade o fornecimento de artigos médico-hospitalaresadequadamente processados, proporcionando, assim, condições para o atendimento direto e a assistência à saúde dosindivíduos enfermos e sadios (RDC nº. 307 , ANVISA).

OBJETIVO

Fornecimento de artigos livres de contaminantes, o que garante a segurança do usuário, imprescindível paraprevenção e controle de Infecção relacionada a assistência à saúde, através de medidas preventivas que reduzem orisco de contaminação.A Enfermagem que trabalha esse setor, presta uma assistência indireta ao aciente.

ATIVIDADES DA CME

Responsável pelo processamento dos artigos, como instrumental, roupas cirúrgicas, etc.

Esse processamento envolve:

a limpeza, o preparo do artigo, o preparo da carga de esterilização, aesterilização, a guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades consumidoras da instituição.

DINÂMICA E FLUXO NO CME

Segundo a SOBECC (2009):A área física do CME deve permitir o estabelecimento de um fluxo contínuo e unidirecional do artigo médico-hospitalar, evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, como também evitar que otrabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa.Para o estabelecimento de um fluxo unidirecional , é necessário que haja barreira física entre as áreas: suja(expurgo), limpa (preparo de material e preparo da carga de esterilização) e estéril (retirada de material estéril dasesterilizadoras, guarda e distribuição de material estéril). É necessário também restringir o acesso aos profissionais daárea.

CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO

Deve-se ter especial atenção ao acabamento da área devido a influência:

Na eficiência do trabalho;

No controle de infecções cruzadas;

Estética do ambiente;

Conforto e produtividade do funcionário.

Piso:

Cor clara, resistente ao calor, umidade e a soluções corrosivas (exemplos: cerâmica de alto tráfego,porcelanatos, granito impermeabilizado);

Paredes:

Devem ser lisas e planas, sem saliências cantos ou

quinas

, côncavos e abaulados. Revestimento lavável,durável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com