TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Krebs

Ensaios: Ciclo De Krebs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Responder ás seguintes perguntas:

A) Qual importância dos ácidos graxos para a realização de exercícios físicos?

Os ácidos graxos são importante fonte de energia para contração muscular, as principais fontes metabólicas de energia derivadas dos lipídios são os ácidos graxos do tecido adiposo, os triglicerídeos intramusculares e os triglicerídeos circulantes do plasma; a contribuição de cada um depende do exercício realizado, duração, intensidade e estado de treinamento do indivíduo.

B) Porque o ciclo de Krebs é relevante durante a pratica de atividades que exigem esforço muscular?

Durante exercícios de intensidade leve ou moderada, e principalmente naqueles de duração prolongada a utilização dos AG pelos músculos esqueléticos depende de passos importantes como a mobilização, transporte via corrente sanguínea, passagem pelas membranas plasmática e mitocondrial, -oxidação e, finalmente, a oxidação no ciclo de Krebs e atividade da cadeia respiratória. O exercício agudo e o treinamento induzem adaptações que possibilitam maior aproveitamento dos AG como fonte de energia, ao mesmo tempo em que o glicogênio muscular é preservado.

CICLO DO ÁCIDO CITRICO OU DE KREBS

O ácido pirúvico, formado no citoplasma durante a glicólise penetra na mitocôndria onde perde CO2, através da ação de enzimas denominado descarboxilases. O ácido pirúvico então se converte em aldeído acético.

O aldeído acético, pouco reativo, combina-se com uma substância chamada coenzima A (COA),originando a acetil-coenzima A - acetil-COA - que é reativa. Esta, por sua vez combina com um composto.

Nesse momento inicia-se o ciclo de Krebs, fenômeno biológico ocorrido na matriz mitocondrial.

Da reação da acetil-CoA, ocorrem series de desidrogênações e descarboxilações,

até originar uma nova molécula de ácido oxalacético, definido um ciclo de reações, que constitui o ciclo de Krebs. Durante o ciclo de Krebs, as duas moléculas de Acetil-CoA levam a produção direta de duas moléculas de ATP. Formam-se, também, também, seis moléculas de NADH2 e duas moléculas de FADH2 que na cadeia respiratória, fornecem energia para a síntese de dezoito moléculas de ATP (para o NAD) e quatro moléculas de ATP (para o FAD). A contabilidade energética completa da respiração aeróbica é, portanto: 2 + 6 + 6 + 2 + 18 + 4 = 38 ATPS. Porém o ciclo de Krebs não participa apenas do metabolismo energético à medida que as diversas substâncias do ciclo vão se formando, parte delas pode ser “desviada”, indo servir de matéria-prima para a síntese de substâncias orgânicas (anabolismo).

Referências:

Artigo brasileiro de endocrinologia metabólica- www.scielo.br

Biologia e Bioquímica-Autor: vários autores- Editora: Phorte Editora.

Bioquímica Metabólica - Vol. 3 Campbell, Mary K.Farrell.

Bioquímica Médica-Autor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com