TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Bioquimica Ciclo De Krebs

Artigo: Atps Bioquimica Ciclo De Krebs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

CICLO DE KREBS

Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio). Para entendermos o processo do Ciclo de Krebs é necessário que tenhamos conhecimento da primeira etapa da respiração celular que é chamada de Glicólise, portanto começaremos com um resumo bem básico do processo e daremos continuidade ao nosso objetivo que é entender o ciclo de Krebs.

Glicólise consiste basicamente na quebra da molécula de glicose em duas moléculas com 3 carbonos que é chamada de ácido pirúvico ou piruvato. O objetivo da respiração celular é quebrar compostos orgânicos para que haja a liberação de energia, e essa energia gerada então ser transferida para as moléculas de ATP. Essa etapa da respiração celular ocorre no citosol da célula.

Quando o piruvato penetra a membrana da mitocôndria ocorre uma descarboxilação (perda de carbono na forma de CO2) e então esse composto se transforma em Acetil que é um novo composto orgânico que contém apenas 2 carbonos, o Acetil então vai se juntar a uma enzima que está associada a vitamina A e se transformará em um composto chamado Acetilcoenzima A , essa coenzima tem a função de acelerar a velocidade das reações químicas até uma certa fase do ciclo de Krebs. Lembrando que na descarboxilação do piruvato ocorre quebra de molecular e consequentemente há produção de energia que é capturada pelo NADH que é uma molécula carregadora de energia. Para cada gicólise são produzidos dois piruvatos e cada quebra do piruvato são produzidos mais 2 Acetil e consequentemente serão produzidos 2 NADH. Esa fase de entrada do piruvato na mitocôndria é chamada de entre fase, e está representada na figura abaixo.

Ao contrário da glicólise, para que ocorra o ciclo de Krebs é necessária a presença de oxigênio, portando o ciclo de Krebs é um processo aeróbio e ocorrerá na matriz mitocondrial. O ciclo de Krebs também é conhecido como o ciclo do ácido cítrico, a formação desse composto se dá pela junção do acetil formado da quebra da molécula de piruvato que agora se solta da coenzima, com um outro composto chamado ácido oxalacético que contém 4 carbonos , a junção desses compostos formam um novo composto, o ácido cítrico que contem 6 carbonos nesse ponto que se inicia o nosso ciclo de Krebs propriamente dito. O ácido cítrico perde um carbono através da descarboxilação transformando-se em ácido cetoglutárico e produzindo energia formando um NADH, o ácido cetoglutárico (5 carbonos) é novamente descarboxilado e mais uma vês há liberação de energia formando um NADH e a energia formada dá para formar também um ATP. Com a quebra dessa ligação e a liberação do carbono em forma de CO2 o ácido cetoglutárico transforma-se em ácido succínico (4 carbonos) . Nessa altura do ciclo já não existem carbonos provenientes da glicólise e começa o processo de sobrevida da glicólise. A partir de agora não ocorrerão mais quebras de ligações por descarboxilação, as quebras serão geradas por perda de hidrogênio e oxigênio, com isso o ácido succínico se transforma em ácido málico , com a energia liberada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com