TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cirurgias De Atm

Trabalho Escolar: Cirurgias De Atm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

Cirurgia da ATM

As cirurgias da ATM são procedimentos de exceção e não de eleição. São complexos e envolvem grande potencial de complicações, principalmente no que tange a inervação local e nervo facial. Nesse campo cirúrgico existem várias técnicas que iremos citar no nosso estudo, são as principais técnicas empregadas nos tratamentos de DTM:

Manipulação mandibular assistida com aumento de pressão hidrostática

Pode ser empregada nos casos de deslocamento do disco com ou sem redução em fase aguda (com aderência à fossa, ou a vertente anterior do tubérculo articular) onde a dor é a principal queixa, Esta geralmente associada a ruído articular, limitação da abertura bucal e/ou do movimento lateral, medial ou protrusivo da mandíbula. Essa técnica emprega uma agulha introduzida geralmente no compartimento supra discal que deposita sob pressão solução fisiológica, anestésico local ou hialuronato de sódio, essa última substância é um sal do ácido hiarulônico purificado, no qual a dose recomendada é cerca de 0,7 ml (denomina-se viscosuplementação). Esse procedimento pode liberar aderências e diluir substâncias algogênicas.

Artrocentese

Apresenta as mesmas indicações que a manipulação mandibular assistida com aumento de pressão hidrostática (MMAAPH), porém tem uma grande vantagem e pode ser empregada tanto em casos agudos como crônicos. Tal técnica utiliza uma agulha ou cateter, sendo duas agulhas ou mais, inseridas de forma transcutânea,sendo indicada uma agulha de entrada,e outra de saída introduzidas, preferencialmente, no compartimento supra discal no qual circula uma substância biocompatível como solução fisiológica, anestésico local, solução de Ringer com lactato, opioide e hialuronato de sódio. Com objetivo de produzir uma lavagem articular diluir substâncias algogênicas locais, restabelecer a normopressão intra-articular e avaliar quais as substâncias estão presentes no fluido sinovial, Tal técnica aumentaria a pressão hidráulica no compartimento superior, podendo alargá-lo, inclusive liberando adesões no caso de deslocamento do disco sem redução crônico.

Artroscopia

É uma técnica pouco mais invasiva do que a artrocentese ten¬do as mesmas indicações. Essa é realizada sob anestesia geral envolvendo cânulas, trocateres, um artroscópio de diminuta dimensão conectado a um sistema de câmeras que projeta a imagem maximizada em um monitor. Pode¬-se promover a lise de aderências, ou adesões a lavagem e a manipulação do complexo cabeça e disco articular. Pode-se também realizar quando é necessária a miotomia, principalmente, da cabeça superior do músculo pterigoideo lateral em relação à banda anterior do disco articular, remoção de material para biópsia, de espículas ósseas, colocação de agentes esclerosantes, entre outras. Há ain¬da a possibilidade, de se realizar o reposicionamento para posterior do disco e sua estabilização.

Ancoragem do disco

É outra técnica cirúrgica, onde se realiza uma per¬furação na porção póstero-lateral da cabeça da mandíbula, fixando nessa uma âncora, que servirá de apoio para que se realize a fixação do disco à mesma. Podem-se empregar ao invés da âncora, parafusos reabsorvíveis com a mesma finalidade. As indicações são nos casos de deslocamento do disco sem redução, onde as terapias conservadoras clínicas, ou as cirúrgicas, pouco invasivas, (artro¬centese, manipulação mandibular assistida com aumento de pressão hidrostática) tenham falhado, assim como nos casos de deslocamento da cabeça da mandíbula.

Reposicionamento discal

O reposicionamento do disco da ATM está indicado nos casos de leve interferência mecânica da função articular. Quando o disco está intacto, embora fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com