TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZANDO O PREPARO DO CLIENTE PARA A CIRURGIA

Artigo: HUMANIZANDO O PREPARO DO CLIENTE PARA A CIRURGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  2.583 Visualizações

Página 1 de 3

Como o estado emocional pode interferir diretamente na evolução pós-operatória, é importante que o cliente receba orientações sobre os exames, a cirurgia, como retornará da mesma e os procedimentos do pós-operatório bem como esclarecimentos sobre a importância de sua cooperação.

Para transmitir uma sensação de calma e confiança, a equipe de enfermagem deve manter uma relação de empatia, ou seja, colocar-se na posição do outro, sem criticas e julgamentos.

Possibilitando uma relação interpessoal de respeito e não de autoridade.

Possibilitar uma certa tranqüilidade, favorecendo o entrosamento do cliente e família com o ambiente hospitalar, o que interfere beneficamente nas suas condições para a cirurgia.

É importante lembrar que a comunicação não-verbal ( o olhar, a voz, a postura do cliente) também comunica suas necessidades; portanto, ao buscamos entender estes sinais teremos maiores condições de melhor compreendê-lo.

Ao prestar orientações pré-operatórias, a equipe deve estar atenta ao fato de que as necessidades de um cliente são diferentes das de outro. E viabilizar o senso critico do cliente e sua família.

Quanto ao aspecto da FÉ, a equipe de enfermagem pode providenciar assistência religiosa, desde que solicitada pelo cliente e/ou família. Além disso, é possível conceder ao cliente a permissão para o uso de figuras religiosas, sem que isso prejudique os cuidados durante o intra ou pós-operatório.

Conhecendo a Unidade Cirúrgica

“ Cirurgia ou operação é o tratamento de doença, lesão ou deformidade externa e/ou interna com o objetivo de reparar, corrigir ou aliviar um problema físico. É realizada na sala de cirúrgia do hospital e em um ambulatório ou consultório, quando o procedimento for considerado simples.” KAWAMOTO 1999

Dependendo do risco de vida a, a cirurgia pode ser de :

• Emergência

• Urgência

• Programada

Opcional

Por exemplo: nos casos de hemorragia interna, a cirurgia é sempre de emergência pois deve ser realizada sem demora; no abdome agudo, o tratamento cirúrgico é de urgência, por requerer pronta atenção, podendo-se, entretanto, aguardar algumas horas para melhor avaliação do cliente; as cirurgias programadas ou eletivas são realizadas com datas pré-fixada, enquanto a maioria das cirurgias plásticas são optativas.

A cirurgia também é classificada de acordo com a finalidade: diagnóstica ou exploratórias, quando utilizadas para se visualizar as partes internas e/ou realizar biópsias ; curativa, quando corrige alterações orgânicas; reparadora, quando da a reparação de múltiplos ferimentos; reconstrutora ou cosmética, quando se processa uma reconstituição; paliativa, aliviar os sintomas da enfermidade

Todas as cirurgias provocam alterações estruturais e funcionais no organismo, com isso o cliente precisa de um tempo para se adaptar. É comum o tratamento trazer benefícios e qualidade de vida, mas é importante compreendermos que o tratamento cirúrgico sempre traz um impacto (positivo ou negativo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com