TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citometria De Fluxo

Trabalho Escolar: Citometria De Fluxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Foi efetuado na aula prática do dia 15/4 a técnica de dosagem de glicose a qual consiste em dosar a glicose presente no sangue.

Esse teste foi efetuado por todos os alunos a fim de obter um controle da glicose, verificando todos os seus padrões e seguindo todas as normas exigidas durante o processo a fim de que não ocorra interferentes na obtenção dos resultados.

É necessário muito cuidado durante todo o processo porque em um laboratório um erro do técnico pode ter graves consequências no tratamento de um paciente com Diabetes.

INTRODUÇÃO

A dosagem de glicose é uma técnica muito importante nos controle de algumas patologias principalmente na Diabetes Mellitus, que auxilia na avaliação de distúrbios metabólicos de carboidratos, desidratações, hipoglicemias, etc.

A glicose é a principal fonte de energia para o organismo humano, derivando da degradação dos glicídios (cereais, alimentos ricos em amido), e das reservas corporais (glicogênio)

O nível de glicose no sangue é mantido dentro de uma faixa razoavelmente estreita, em diversas condições (alimentação, jejum prolongado ou exercício intenso), por hormônios reguladores, tais como a insulina (diminui a glicose sanguínea), glucagon (aumentam os níveis sanguíneos de glicose).

Quando a glicose de uma pessoa está abaixo do normal podemos dizer que apresenta hipoglicemia, ou seja, baixo nível de açúcar no organismo. Esse quadro causa fraqueza, sudorese, desmaio e pode levar ao coma. Já a hiperglicemia é o nome dado quando o nível de glicose encontra-se acima do normal causando falta de energia no organismo, necessidade de urinar, cicatrização lenta, visão embaraçada, sede intensa, aumento do apetite e cansaço.

A glicose em nível normal além de proporcionar a quantidade de energia necessária ao organismo, também previne problemas renais, nervosos e oculares. A glicose pode retardar problemas como derrame, doenças cardíacas, problemas nas artérias e diabetes.

A técnica exige alguns conhecimentos prévios como por exemplo saber pipetar corretamente, saber o sistema de funcionamento do espectrofotômetro, entre outros.

OBJETIVO

O objetivo da técnica é dosar a quantidade de glicose presente no sangue, seguindo todas normas exigidas, para obter o menor erro possível. No caso da aula era medir a glicemia da aluna Fernanda, além de adquirir conhecimentos sobre a técnica, e aplicar toda a parte teórica da técnica.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Materiais utilizados:

• Plasma Fluoretado

• Pipeta Graduada

• Pipeta Automática

• Ponteira amarela

• Tubo de Ensaio

• Espectrofotômetro

• Reagentes (Reagente enzimático, Padrão)

• Pera

• Grade de Suporte

• Centrífuga

• Banho-Maria

Procedimento

Primeiramente foi colhido o sangue da aluna Fernanda no tubo de fluoreto (tubo cinza) que é o tubo indicado para analises glicêmicas seguindo todas as regras de coleta, em seguida o tubo foi centrifugado por 5 minutos á 3000 rpm com a finalidade de obter o plasma fluoretado para servir como a amostra da técnica.

Logo depois cada aluno do T fez sua identificação em um tubo para fazer o teste, e outros quatro alunos além de fazer o teste, também fizeram o padrão.

Para os alunos que fizeram o teste, foi feito o seguinte procedimento

Foi pipetado em uma pipeta automática de ponteira amarela no tubo identificado 10µL da amostra seguindo todo as regras de pipetagem;

Foi pipetado em uma pipeta graduada 1,0 mL do reagente nº 1 (reagente enzimático) no mesmo tubo, em seguida foi feita a homogeneização do tubo.

Para os quatro alunos que fizeram o padrão, foi feito o seguinte procedimento

Foi pipetado em uma pipeta automática de ponteira amarela em outro tubo de identificação do padrão 10µL do reagente nº 2 (padrão) de tampa vermelha.

Foi pipetado em uma pipeta graduada 1,0 mL do reagente nº 1 nesse mesmo tubo em seguida foi feita sua homogeneização.

Após todos os alunos ter feitos todos esses procedimentos, os tubos foram colocados em uma grade de suporte e então foi levado os mesmos para o Banho-maria a 37°C por 10 minutos.

Em seguida foi calculada a absorbância da amostra e do padrão pelo professor no espectrofotômetro, mas antes foi feita a calibração do aparelho com o tubo do Branco.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »