TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citoplasma: Citosol E Organelas

Dissertações: Citoplasma: Citosol E Organelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 3

CITOPLASMA

Nos eucariotos das células, existe um espaço entre a membrana nuclear e a membrana plasmática: o citoplasma. Essa região abriga um fluido viscoso que é chamado de citosol, constituído de íons dissolvidos em solução aquosa e demais substâncias. É neste fluido que ocorre a maioria das reações químicas vitais na célula, como a fabricação das moléculas que vão formar as estruturas celulares, por exemplo. No entanto o citoplasma não tem apenas como função separar as duas membranas mencionadas, afinal ele auxilia na morfologia da célula e armazena nutrientes indispensáveis à vida. O conteúdo do citoplasma está sempre em constante movimentação e ele contém cerca de 80% de sua totalidade formada de água, além das enzimas, carboidratos, sais, proteínas e RNA.

-A diferença Básica entre o citoplasma vegetal e animal

Nas células vegetais, o citoplasma ocupa menos espaço, por causa da presença dos vacúolos. Nas células animais, o citoplasma ocupa cerca de metade do volume total da célula.

CITOSOL

Definição:

O citosol também conhecido como o Hialoplasma, é um líquido presente no interior das células dos seres vivos. É a parte solúvel do citoplasma, que é um espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, que suporta o retículo endoplasmático e outras organelas.

Principais características:

Pode ser encontrado em dois estados: Nas áreas periféricas do citoplasma, apresenta-se como uma matéria coloidal (espécie de gel viscoso), que ocorre pela diminuição da repulsão micelar, tem aspecto claro e encontra-se na região mais periférica (ectoplasma). Já na parte interna (endoplasma), o hialoplasma apresenta uma consistência mais fluída, onde se encontra a maioria das organelas citoplasmáticas.

É composto por água, sais minerais, proteínas, açúcares e aminoácidos livres, e corresponde por cerca de 50% do volume da célula.

Função:

O hialoplasma (citosol) é responsável por grande parte das reações químicas do metabolismo celular. É no hialoplasma que ocorre a glicólise e a biossíntese de açúcares, ocorre a produção, através de reações químicas, que formam as estruturas celulares e também ocorre o armazenamento de substâncias de reserva usadas pelas células.

Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol, pela tradução do RNA.

ORGANELAS CITOPLASMATICAS

As Organelas Citoplasmáticas são estruturas que ficam no citoplasma das células animais e vegetais, e que desempenham importantes funções. São elas:

-Lissossomos: Estruturas que parecem pequenas vesículas e são ricas em enzimas produzidas pelo retículo rugoso e que permitem a digestão intracelular.

-Ribossomos: Estruturas não-membranosas formadas basicamente por proteínas e RNA ribossômico (RNAr). Trabalha nas sínteses proteícas que ocorrem no interior das células.

-Centríolos: Estruturas cilíndricas formadas por fibras proteicas especiais do citoesqueleto. Estão relacionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com