TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organelas Citoplasmáticas

Seminário: Organelas Citoplasmáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

Organelas Citoplasmáticas

• Mitocôndrias

As mitocôndrias estão imersas no citoplasma, elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares.

As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas lipoproteicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana externa é lisa, a membrana interna possui inúmeras pregas.

A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas.

• Cloroplastos

Possuem características semelhantes com as mitocôndrias como: apresentam DNA próprio, RNA e ribossomos que sintetizam uma parte de suas proteínas. A outra parte é sintetizada pelo DNA celular.

Os cloroplastos são um tipo de cromoplastos que contém pigmento chamado clorofila, que são capazes de absorver a energia eletromagnética da luz solar e a convertem em energia química por um processo chamado fotossíntese.

As células vegetais e as algas verdes possuem um grande número de cloroplastos, de forma esférica ou ovoide, variando de tamanho de acordo com o tipo celular, e são bem maiores que as mitocôndrias.

• Plasmodemos

Apenas as células vegetais possuem plasmodesmos, são responsáveis pela condução da seiva elaborada. Esse tipo de seiva, também conhecida como seiva orgânica, é uma solução aquosa de água e carboidratos (principalmente) conduzida a todas as partes da planta por meio dos vasos do floema. Nesse processo, a seiva elaborada flui de uma célula para outra, tendo os plasmodesmos como canais de transporte.

Por meio dos plasmodesmos, as células vizinhas se unem e formam um simplasto único. O simplasto consiste num espaço interno da membrana plasmática de células vegetais pelo qual ocorre o processo de difusão de água e solutos de baixo peso molecular para o interior da célula.

• Peroxissomos

Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.

Dessa forma, a enzima catalase reage com o peróxido de hidrogênio produzindo água (H2O) e oxigênio molecular (O2).

• Ribossomos

Os ribossomos são organelas celulares presentes em todo o citoplasma de células eucariontes quanto procariontes.

Elas têm como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula.

Eles podem estar agrupados em fila, com a ajuda de uma fita de RNA (formando os polirribossomos), espalhados no citoplasma (ou hialoplasma), ou grudados na parede do retículo endoplasmático, dando origem ao retículo endoplasmático rugoso. Vale lembrar que os ribossomos não contém uma membrana, ao contrário das mitocôndrias, por exemplo.

• Vacúolo

Os vacúolos preenchem um grande espaço do centro da célula vegetal.

Eles estão delimitados por várias regiões do citoplasma, chamadas de tonoplasto.No interior dos vacúolos há uma mistura líquida de várias substâncias, denominada suco vacuolar. Essas substâncias são as seguintes: glicoses; óleos; sais; etc.

A função dos vacúolos é o armazenamento de substâncias, como glicose, vitaminas, sais,proteínas, hormônios, etc., além de controlar a pressão da célula realizada através da osmose

• Núcleo

O núcleo é a região das células eucariontes, delimitada pela membrana nuclear ou carioteca, armazenando em seu interior os cromossomos, contendo também um ou mais nucléolos mergulhados em seu nucleoplasma (cariolinfa).

A membrana nuclear ou carioteca é formada por duas camadas lipoprotéicas, separadas entre si por um espaço perinuclear transpassado por numerosos poros com 100nm de diâmetro, funcionando como válvulas, que regulam a entrada e saída de substâncias comunicantes entre o núcleo e o citoplasma, armazenando e protegendo o material genético.

De acordo com o estágio do ciclo celular, o núcleo pode assumir comportamento distinto: totalmente íntegro e funcionante durante a interfase e desintegrado quando a célula se encontra em divisão (mitose e meiose).

A cariolinfa, semelhante a um colóide, é constituída por água, sais minerais, proteínas e materiais que participam da síntese de ácidos nucléicos (moléculas de DNA e RNA). E também uma massa corpuscular densa, o nucléolo, um significativo acúmulo de proteínas onde se formam os ribossomos.

• Complexo de Golgi

O complexo de Golgi, também conhecido como aparelho de Golgi ou dictiossomo é uma organela citoplasmática, constituída por vesículas com formato de sacos achatados, que está presente nas células eucarióticas. Tem por funções armazenamento, transformação e empacotamento de substâncias que são produzidas na síntese celular.

Ao serem aderidas pelo citoesqueleto, as vesículas são movidas no interior da célula até a região de base da membrana plasmática, daí irá se difundir a membrana da célula e eliminará um conteúdo para o meio externo à célula.

O aparelho de Golgi atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo. É o que ocorre, por exemplo, com as enzimas digestivas produzidas e eliminadas pelas células de diversos órgãos (estômago, intestino, pâncreas etc.).

• Reticulo Endoplasmático Rugoso

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com