TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coliformes Totais

Trabalho Escolar: Coliformes Totais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

MATERIAIS E MÉTODOS

Salmonella

O isolamento de Salmonella spp., bem como sua confirmação e caracterização bioquímica e sorológica tem que ser realizados segundo metodologia preconizada pela APHA [3] , utilizando-se um enriquecimento primário em Água Peptonada Tamponada (APT), seguido de um enriquecimento seletivo em Caldo Tetrationato (TT) e Caldo Rappaport-Vassiliadis (RV). Após, inoculados os Ágares Hektoen-enteric (HE) e Xylose Lisina Desoxicolato (XLD), a fim de obter colônias isoladas típicas de Salmonella spp.. Essas colônias então,tem que ser submetidas a uma triagem bioquímica, feita em uma seqüência de três tubos de ensaio, contendo, respectivamente, Ágar Tríplice Ferro (TSI), Ágar Lisina Ferro (LIA) e Agar Uréia (UA). Os cultivos celulares com características bioquímicas típicas de Salmonella spp. Tem que ser testados sorologicamente, utilizando-se soro polivalente somático e soro polivalente anti-Salmonella flagelar.

Staphilococcus aureus

Isolamento de Staphylococcus aureus.

Cada amostra tem que serpreparada, pesando-se assépticamente 100 g e transferidas para 225 mL de água peptonada (diluição 10 -1). A partir dessa, proceder uma série de diluições decimais até 10-8 em tubos de

ensaio contendo 9 mL de solução salina estéril. São alíquotas de 0,1 mL das 10-5 a 10-8 com o auxílio de alça de Drigalsky em placa de Petri contendo ágar sangue. A seguir as placas serão incubadas a 37 graus C por

48 horas. Após o período de incubação as placas devem ser levadas para um contador de colônias. As colônias típicas em ágar sangue serão transferidas para o caldo nutritivo e após o crescimento foi repicado em ágar sangue.

A partir da cultura obtida em ágar sangue serão realizados testes de catalase e esfregaço em lâmina coradas pelo método de Gram. Se possível serão realizadas testes de coagulase com as colônias típicas de catalase positiva.

Coliformes totais e fecais

As amostras tem que ser coletadas conforme o Método de

“SWAB”, passando-se o “SWAB” estéril em zigue-zag numa

área igual a 1050cm2 (30cm x 35cm) compreendendo

bancada, mãos dos trabalhadores antes do manuseio da carne e depois e na maquina de moer carne.

Os “SWAB”, imersos em água peptonada 0,1%, tem que ser transportados imediatamente para o laboratório de análise.

Com as amostras prepara-se diluições de 10-1 até 10-5

usando-se água peptonada 0,1%.

A análise de coliformes será feito teste presuntivo, semeando-se 1mL das amostras em tubos contendo 10mL de Caldo Lactosado e tubos de Duhram em triplicata para cada diluição. Os tubos deverão ser incubados por 48 horas a 37oC; verificando-se a presença de gás nos tubos de Duhram.

As amostras positivas no Caldo Lactosado tem ser

repicados com auxílio de alça de platina para tubos contendo diluição. Os tubos deverão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com