TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contagem De Coliformes

Trabalho Universitário: Contagem De Coliformes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

Coliformes totais é um subgrupo da família Enterobacteriaceae. Este subgrupo compreende bactérias que não são causadoras de doenças, visto que habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem.

As bactérias desse grupo são consideradas os principais indicadores de contaminação fecal sendo formado por um número de bactérias que inclui os gêneros Klebsiella, Escherichia, Serratia, Erwenia e Enterobactéria.

Todas as bactérias do grupo coliformes totais são gram-negativas, não esporuladas que estão associadas com as fezes de animais de sangue quente e com o solo. Se reproduzem ativamente a 44,5°C.

A determinação da concentração ou não dos coliformes totais assume uma importância como parâmetro indicador de microrganismos patogênicos.

São microrganismos capazes de fermentar lactose e produzir gás.

Coliformes Termotolerantes, também chamados de coliformes fecais pertencem a um subgrupo de microrganismos sendo exclusivamente do trato gastro intestinal. A presença dos coliformes termotolerantes determina a origem fecal da contaminação, indicando a presença ou não de microrganismos patogênicos.

A presença de uma população microbiana na água potável que passa pelo sistema de distribuição pode acabar resultando no surgimento de camadas de biofilme, colaborando para a proliferação de microrganismos.

A Organização Mundial da Saúde aponta para a importância do monitoramento e controle da qualidade de água.

Os coliformes termotolerantes fermentam lactose e produzem gás assim como os coliformes totais.

O Ministério da Saúde através da portaria nº 518 de 25/03/2004, estabelece níveis de qualidade que exigem a ausência de coliformes termotolerantes e E.coli em amostras de 100ml de água para consumo humano.

O objetivo desse relatório é de analisar a presença de coliformes totais e termotolerantes em água usando a técnica do número mais provável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com