TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coloração De Gram

Monografias: Coloração De Gram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

NTRODUÇÃO

A observação de microrganismos oferece certa dificuldade, não só por seu tamanho reduzido, mas também porque estes são transparentes e praticamente incolores. Para estudar sua morfologia e outras propriedades e diferenciar bactérias em grupos específicos, recorre-se, geralmente, ao método da coloração.

A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias criado por Hans Christian Joachim Gram. Ele percebeu que algumas bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriam cores diferenciadas.

O método da coloração diferencial de Gram consiste em diferenciar bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. O princípio da técnica está baseado na diferença de composição da parede de diferentes bactérias e na capacidade que elas apresentam de reter os corantes utilizados. É o método de diferenciação de bactérias mais utilizado em laboratórios de Microbiologia, e deve ser utilizado em bactérias em fase de crescimento.

Com a coloração de Gram, podemos ver claramente a diferença entre os dois tipos de bactérias já citados. Essa diferenciação acontece porque a parede celular das bactérias Gram-positivas tem a capacidade de absorver o cristal violeta, corante utilizado no processo, enquanto a parede celular das bactérias Gram-negativas não o faz.

A coloração de Gram é muito importante na medicina para determinar o tipo de antibiótico que deve ser utilizado em diferentes infecções.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral

Esta prática tem como objetivo diferenciar bactérias de acordo com sua morfologia e arranjo e classificá-las em Gram-positivas ou Gram-negativas de acordo com sua parede celular.

2.2. Objetivos específicos

* Conhecer, treinar e aprender a técnica do esfregaço e da coloração de Gram e desenvolver a capacidade de realização das mesmas;

* Diferenciar as bactérias de acordo com a cor obtida após o processo;

* Identificar a composição química de sua parede celular;

* Identificar sua morfologia e... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com