TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como evitar a dengue

Abstract: Como evitar a dengue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Abstract  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Introduçao-

O objetivo desse trabalho foi conscientizar a população na prevenção da dengue .A dengue é conhecida no Brasil desde o tempo da colônia.O mosquito Aedes Aegypti tem origem africana.Chegou no Brasil junto com o navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações .Em todo mundo existem quatro tipos de Dengue, já que o vírus causador da doença possui 4 sorotipos.DEN-1 DEN-2 DEN-3 DEN-4.No Brasil já foram encontrados os 4 tipos.Há 28 anos anos o vírus 4 não era notificado, somente, em 2010 foi em alguns estados, como Amazonas e Roraima.

Importancia do Trabalho

Foi conscientizar a população, basicamente através questionário, panfletos que foram fornecidos pela Universidade Anhanguera sobre como de intervir no combate ao mosquito vetor. Foi falado que mosquito da dengue é menor que o mosquito comum, tem em media 0,5 cm de comprimento. Ele é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas.Suas asas são translucidas e o ruído inaudível ao ser humano.Antes mesmo de procurar o mosquito devemos procurar as Larvas do Mosquito, pois os corozinhos que ficam na água limpa e parada são os filhotes do Aedes aegypti. As larvas são a fase mais frágil do Mosquito, bastando retira las da água para matá las isso sem esforços e sem pesticida.Evitar as áreas de risco, ou se possível usar repelentes diariamente.Foi muito importante poder esclarecer a população, que se a população de Sorocaba não se unir, podemos vir a ter uma epidemia da doença.

Objetivo

Foi que os cuidados da Dengue devem continuar mesmo no período de inverno, pois dessa maneira conseguiremos reduzir consideravelmente, os danos no próximo verão. No inverno geralmente ocorre um descuido por parte de uma boa parcela da população e de gestores públicos, que, com as baixas temperaturas, tendem a minimizar o perigo. Mas é durante esse período que se acumulam criadouros que mais tarde, do final da primavera até meados do outono (quando as temperaturas são mais elevadas) contribuirão de forma decisiva para a ocorrência de nova epidemia, expondo toda a população ao risco de contrair a doença, inclusive nas formas graves.

Nas visitas um ponto importante foi orientar a população das medidas preventivas de como

eliminar os possíveis focos, como pratos com plantas, pneus velhos, caixas d águas abertas, , vasilhas de água para animais , escovar e Trocar a água todos os dias manter as caixas d água

manter tampada, colocar areia nos vasos das plantas, fazer a limpeza mensalmente, garrafas deixa

lãs de boca para baixo,vasilhas do próprio refrigerador tem que ser lavado, podemos também colocar sal dentro dele, não deixar entulhos,água parada na laje, galhos de arvores onde possa surgir poças de água paradas, águas de chuva, pois o mosquito da dengue gosta de água limpa.

Larvas e pupa do mosquito Aedes aegypti, transmissor dp vírus da dengue.

O vírus pode apresentar de quatro formas diferentes , que vai desde a forma inaparente, em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com