TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições Ambientais De Uma Comunidade

Casos: Condições Ambientais De Uma Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Compreendendo as Condições ambientais e as Condições de saúde em uma comunidade vulnerável, demonstram uma realidade de pobreza e exclusão social, mesmo contando com as políticas de atenção do SUS, com equipe de ESF e políticas sociais do âmbito nacional, regional e local.

As condições de moradia e de saneamento básico encontram-se relacionadas com a qualidade de vida, tornando-se importante a avaliação desses aspectos numa população. Este estudo avaliou uma comunidade vulnerável de nível socioeconômico baixíssimo, quanto a esses itens e quanto às suas condições de saúde. Foram encontrados valores elevados índices de indivíduos sem escolaridade e casas sem esgotamento sanitário. Das casas abordadas, aproximadamente 80,0% possuíam pelo menos um indivíduo com algum tipo de doença, sendo a maioria crônica ou de causa respiratória. De forma estatisticamente significante, a primeira foi mais frequente nos indivíduos mais velhos e a segunda, nas crianças. Além disso, foi encontrada, de forma estatisticamente significante, a relação entre o baixo nível de escolaridade dos pais e a má qualidade dos domicílios com a presença de indivíduos doentes, sugerindo que quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças.

Portanto, a otimização das condições ambientais nas famílias de baixa renda se torna essencial para a redução dos fatores de risco de muitas enfermidades, tornando-se indispensável para enfrentar os graves problemas de saúde pública do país.

O Brasil tem feito esforços importantes para mudar o padrão tradicional de tratamento dos problemas de saúde ambiental ao implementar a Estratégia Saúde da Família e, dessa forma, contribuir para um melhor acesso às necessidades básicas de saúde. Porém, as comunidades vulneráveis ainda convivem com a baixa cobertura assistencial, acesso precário, descontinuidade, falta de resolutividade nos serviços de saúde e frágil integração Inter setorial.

Em relação as politicas ambientais de saúde é preciso recuperar o lugar das políticas universais e dotá-las de financiamento e estrutura adequadas. Para que haja um melhor desenvolvimento nas comunidades vulneráveis, que possuem carência no meio de saúde ambiental pela falta muitas vezes de saneamento básico, programas que viabilizem o acesso da população mais carente aos meios de saúde em suas comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com