TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração Muscular

Trabalho Universitário: Contração Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Aula tema 3: As liberdades Públicas: a declaração de 1789

Contração Muscular

Dados Morfológicos

O tecido muscular esquelético representa na maioria dos mamíferos, quase 50% do peso corporal e contém mais da metade da água existente no corpo. O músculo esquelético é tipicamente constituído de numerosas fibras musculares muito finas. Cada uma delas é uma célula de forma cilíndrica que mede de 1 a 40 mm, cada célula pode ter até 100 núcleos e é envolvida por um membrana denominada sarcolena, e o citoplasma dessas células recebe o nome de sarcoplasma. Nele estão presentes as proteínas contráteis organizadas na forma de filamentos, dispostas paralelamente ao eixo maior das células. Estes miofilamentos, como são chamados, estão organizados em feixes que são visíveis ao microscópio óptico e recebe o no me de miofibrilas.

Um retículo endoplasmático liso que forma uma rede de vesículas e cisternas que rodeia a região externa das bandas de cada miofibrila é denominado retículo sarcoplasmático, o retículo sarcoplasmático funciona como um reservatório de Ca2+ que é bombeado do Citossol das miofibras por mediação de uma Ca2+ - atpase muito eficiente. Disposto sobre estas cisternas terminais existe um sistema de túbulos que são invaginações do sarcolena e que faaz a interação entre o sarcoplasmático, sem a comunicação entre os lumes.

Miofilamentos

É constituído de filamentos grossos e finos.

Composição química

Os filamentos grossos são constituídos de proteína miosina e os finos de actina. No filamentos finos tem 2 outras outras proteínas: Tropomiosina e troponina. Cada filamento grosso de 300 a 400 moléculas de miosina.

A actina está presente em quase tosos os tipos de célula, ao contrário da miosina que tem distribuição mais restrita.

Mecanismo da contração muscular

Os filamentos finos deslizam entre os gronos no sentido do centro do sarcômero. Segundo esta teoria, as pontes transversais funcionariam como engrenagens e seriam responsáveis pelo movimento dos filamentos grossos.

Fonte de energia para contração muscular

O músculo em repouso como qualquer tecido precisa de energia constante em forma de ATP para manter-se. Na contração o músculo transforma energia química do ATP em energia mecânica, a transformação se dá pela quebra do ATP e ADP+P pela ATPase que existe na porção de S1 da mioxina.

Nas contrações musculares o fornecimento de O2 fica reduzido de vido a contração dos capilares devido a isto para fornecer energia para atividades imediatas e intensas os músculos se utilizam da fosfotocreatina que produz ATP rapidamente segundo a reação: Fosfotocreatina+ADP – creatina+ATP.

O outro mecanismo para gerar energia é a mioquinase. ATP produzido a partir de 2 moléculas de ADP: 2ADP – ATP+AMP.

Esta reação é importante pois dela vem a produção de AMP. O excesso de AMP estimula a glicose anaeróbica que produzirá ATP depois de esgotada a fosfotocreatina.

Controle da contração muscular

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com