TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corantes

Seminário: Corantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

Os corantes são substâncias que transmitem aos alimentos novas cores ou exaltam as que elas já possuem, assim melhorando seu aspecto. Possui função de fazer com que os produtos industrializados sejam mais agradáveis aos olhos do consumidor. Há uma grande divergência na aceitação, tanto do consumidor quanto das industrias, dos corantes sintéticos e os naturais. Pesquisas demonstraram que corantes sintéticos causam diversos malefícios a nossa saúde, junto a isso desenvolveu-se uma tendência dos consumidores em buscarem produtos naturais e alimentos que utilizem corantes naturais, essas pesquisas determinaram alguns corantes sintéticos fossem banidos pelo Ministérios da Saúde como o Amarelo sólido (empregados em gelatinas), o Escarlate GN (recheios de confeitarias), Laranja GGN (pó para sorvete), entre outros. Existem corantes sintéticos que são permitidos, porém estão condicionados a indicar nos rótulos sua presença e recomendação diária, assim como sua permissão não anula os malefícios que podem trazer à saúde. Em contrapartida muitos aditivos naturais possuem características funcionais e estéticas, como por exemplo o Urucum combate a diabetes e ao colesterol alto e o Licopeno como antídoto do câncer de próstata. Os interessados em comercializar os corantes naturais procuram atender a demanda que cresce anualmente de 5 a 9%, porém buscam maneiras de igualar em questão de preço, qualidade e eficiência em comparação aos corantes artificiais. Assim a maior procura no mercado mundial em aditivos foram o Urucum, Paprica, Carmim de Cochonilha e Cúrcuma.

Os corantes são classificados como corante orgânico natural, corante orgânico sintético, corante artificial, corante orgânico sintético idêntico ao natural, corante inorgênico, caramelo e caramelo (processo amônia).

Os corantes naturais se classificam em quatro grandes categorias: pigmentos porfirínicos clorofila (único corante natural ver permitido, insolúvel em água e em algumas reações porduz a clorofilina que é solúvel em água, estáveis ao calor e empregados em sorvetes, iogurtes, biscoitos, etc), flavonóides anticianinas e derivados (coloração vermelha, azul e violeta, amplamente distribuídos, o pH é um fator importante na alteração da coloração, presentes nas uvas e milho), carotenóides betacaroteno (proporciona a cor amarelo ou laranja, garante a cor do tomate, presente na gordura do leite, os complexos carotenoides-proteinas são mais estávies que os carotenóides livres, oxigênio e luz são capazes de afetá-los, hoje os carotenóides saõ produzidos sinteticamente e tem boa aplicação aos alimentos) e as quinonas carmim (é obtido de um inseto e dá a tonalidade do laranja ao vermelho, altamente estável a luz e calor, é utilizado em bebidas, cerejas em caldas, bebidas lacteas em pó).

No artigo também foi citado as características do Urucum, Páprica, Betalaínas, Cúrcuma e Caramelo.

Os corantes artificiais idênticos aos naturais são aqueles iguais ao princípio ativo, mas são obtidos por síntese orgânica , os que são permitidos pela legislação são a Riboflavina, Xantofila, Betacaroteno, Beta apo-8-carotênico e Ester etílico de beta apo-8-carotênico. Entre suas aplicações destacam-se o seu poder de coloração da margarina e indústrias de cervejas e refrigerantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com