TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTESE COMBINATÓRIA DE CORANTES AZO

Trabalho Escolar: SINTESE COMBINATÓRIA DE CORANTES AZO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Rio Grande

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 3

2.1 MATERIAL E MÉTODOS 3

2.1.1 MATERIAL 3

2.1.2 MÉTODOS 3

2.2 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4

3 CONCLUSÃO 6

4 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

As proteínas são formadas por cadeias polipeptídicas, que podem ser compostas de milhares de resíduos de aminoácidos, elas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. As proteínas também ocorrem em grande variedade, como lipoproteínas (lipídeos), glicoproteínas(carboidratos), metaloproteínas (Fe,Zn,Ca,Cu) entre outras classificações; desde peptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula. Além disso, as proteínas também exibem uma grande diversidade de funções biológicas, sendo os produtos finais mais importantes das vias de informação. Para se estudar uma proteína, ela deve estar em uma solução em ausência de outras proteínas. (LEHNINGER, 1985).

Com essa diversidade de funções e tipos, torna-se necessário a criteriosa escolha de um método condizente com as funções que a proteína desempenha e sua interação com os meios.

Os métodos mais usados são: de Biureto, Kjeldhal, Turbidimétrico, Flin – Ciocalteau, Lowry e Bradford. O método de biureto é utilizado para determinar a concentração de proteínas totais em diversos meios, como: plasma sanguíneo, líquido cérebro espinhal, urina, alimentos, saliva e tecido animal. Neste método, os peptídeos reagem com o biureto em solução alcalina e em presença de solução de sulfato de cobre diluída, formando um composto de cor púrpura-violeta, proporcional ao teor de proteínas no meio. A cor deve-se a ligação do átomo de cobre a quatro átomos de nitrogênio das cadeias peptídicas. Porém esta coloração não é igual para todas as proteínas, mas os desvios causados pelo método mantêm-se menores do que em outros métodos colorimétricos. O método de biureto é acessível, utilizando reagentes de baixo custo e uma metodologia simples comparada às outras técnicas, mas sua limitação é quando a baixa sensibilidade da análise.

O complexo gerado da reação do cobre em meio alcalino com as proteínas possui duas bandas de absorção, a primeira a 270nm e a segunda de 540nm. Apesar de a primeira apresentar uma maior sensibilidade, há diversas substâncias na maioria dos meios que absorvem o feixe, interferindo no resultado (ITZHAKI e GILL, 1964).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SINTESE COMBINATÓRIA DE CORANTES AZO

1-

+

2-

+

3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com