TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Histologia Corantes

Casos: Trabalho De Histologia Corantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  4.296 Visualizações

Página 1 de 5

Questões.

1) Explique os principais tipos de corantes da microscopia óptica:

a) Básico:

b) Ácido:

c) Neutro:

2) Discorra a respeito de basofilia e acidofilia, sobre suas funções, características e

propriedades.

3) Hematoxilina e Eosina são importantes corantes na microscopia óptica. Eles

possuem afinidades diferentes, em relação à acidez e basicidade das estruturas

celulares. Explique como cada uma dessas substâncias atua na coloração de

tecidos.

1) Quando se observam ao microscópio óptico, preparações de material biológico fresco, pouco se distingue da estrutura interna das células, ao contrário do que acontece no microscópio electrónico.

As diferentes estruturas celulares apresentam pouco contraste óptico, isto é, têm um determinado grau de transparência à luz, de modo que, aparentemente, o conteúdo celular é homogéneo, por isso temos de recorrer a estratégias que permitam melhor visualização do conteúdo celular.

Para superar este problema os citologistas, desenvolveram técnicas de coloração que consistem em mergulhar a célula numa substância denominada corante, capaz de tingir diferencialmente uma ou mais partes celulares.

Em citologia os corantes mais usados são orgânicos, podendo ser naturais ou artificiais.

Os corantes naturais são extraídos de animais ou plantas e são exemplos o carmim, a hematoxilina e a orceína.

Os corantes artificiais são sintetizados em laboratório a partir de derivados da anilina e são exemplos a eosina, o azul de metileno, a fucsina, o vermelho neutro e o verde iodo. Os corantes artificiais podem ser ácidos, básicos ou neutros e esta característica vai torná-los específicos para a coloração de determinadas estruturas celulares.

Muitos corantes se comportam como substâncias de caráter ácido ou básico e tendem a formar ligações eletrostáticas (salinas) com componentes ionizados dos tecidos.

A) Os componentes dos tecidos que se coram bem com corantes básicos são chamados de basófilos. O azul-de-toluidina e o azul-de-metileno são exemplos de corantes básicos. Outros corantes, como a hematoxilina, comportam-se como corantes básicos e se ligam às estruturas basófilas das células e tecidos. Os principais componentes dos tecidos que reagem com corantes básicos o fazem por conter ácidos na sua composição - ácidos nucléicos, glicosaminoglicanos e glicoproteínas ácidas.

B) Os que têm grande afinidade por corantes ácidos são chamados de ácidofilos. Corantes ácidos (tais como orange G, eosina,fucsina ácida) coram principalmente os componentes acidófilos dos tecidos, como por exemplo as mitocôndrias, os grânulos de secreção, proteínas citoplasmáticas e colágeno.

C) Os corantes neutros coram elementos celulares neutrófilos.

Neles os corantes neutros o ânion e o cátion encontram-se corados como por exemplo o picrato do azul de metileno.

Esses corantes são aqueles em que tanto o radical ácido quanto o básico têm ação corante. Este grupo apresenta corantes que são amplamente utilizados na coloração de esfregaços...sanguíneos.

Corantes neutros Estruturas evidenciadas

Violeta de Genciana Cromossomas de células vivas em divisão

Soluto de lugol Grãos de amido, paredes celulósicas

2) Em histologia é preciso utilizar corantes para analisar estruturas celulares e características de tecidos. Nesse contexto, podemos citar a acidofilia e a basofilia, que demonstram a afinidade de substâncias ácidas e básicas.

Assim, quando os corantes são ácidos eles dão pigmentação a substâncias de características básicas; e quando os corantes são básicos eles dão cor às moléculas ácidas. Os núcleos apresentam basofilia, e citoplasmas acidofilia.

Os conceitos de basofilia e acidofilia também podem ser aplicados às estruturas extracelulares como fibras do tecido conjuntivo, substância intercelular, matriz óssea e cartilaginosa. Os tecidos e órgãos que reagem com um corante básico são chamados basófilos e as estruturas que reagem com um corante ácido são chamadas acidófilas.

Geralmente o processo pelo qual os corantes se ligam aos tecidos ocorre devido `a presença de radicais aniônicos ou catiônicos na molécula do corante, os quais reagem através de interações eletrostáticas aos radicais de carga oposta presentes nos componentes tissulares. Assim, os corantes básicos interagem com os componentes tissulares ácidos, que são os radicais fosfato dos ácidos nucléicos ( DNA e RNA ); os radicais fosfato e carboxila dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com