TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia Gasosa

Exames: Cromatografia Gasosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 2

Cromatografia Gasosa

A cromatografia gasosa foi desenvolvida em 1951 e veio possibilitar, de maneira rápida e eficiente, uma série de separações extremamente difíceis, ou mesmo impossíveis pelos métodos tradicionais, como por exemplo analise de gases provenientes de motores a combustão, contendo mais de 100 componentes, que podem ser separados utilizando a técnica de cromatografia gasosa (CG) e por cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR) (PEREIRA, 1999).

Diferenças entre Cromatografia Gasosa (CG) e Cromatografia Gasosa de Alta Resolução (CGAR)

A diferença entre os dois tipos está na coluna. Enquanto na CGAR são utilizadas colunas capilares, a CG utiliza colunas de maior diâmetro empacotadas. As colunas empacotadas são mais econômicas porem, tem menor eficiência e a analise requer maior tempo. Enquanto as colunas capilares por terem maior comprimento são mais eficientes e sua analise é mais rápida, porem seu custo é alto (DEGANI; CASS; VIEIRA, 2014).

Processo da Cromatografia Gasosa

Neste tipo de cromatografia a fase móvel é um gás e a fase estacionaria pode ser um líquido ou solido, denominados de cromatografia gasosa - liquida e cromatografia gasosa - solida. Os gases utilizados como fase móvel devem ter alta pureza e ser inertes em relação à fase estacionária. A função do gás usado como fase móvel é apenas a de transportar por arraste os componentes da amostra através da coluna, sem participar dos processos de interação. Por este motivo é chamado gás de arraste. Exemplos de gases mais utilizados são o Helio (He), Hidrogênio (H2) e o Nitrogênio (N2) (GOUVEIA; SERIACOPI, 2014).

Figura 1: Componentes de um cromatográfico a gás, (1) a fonte do gás de transporte, num cilindro a alta pressão, munido de reguladores da pressão, (2) os sistema de injeção da amostra, (3) a coluna de separação, (4) o detector, e o (5) registrador.

Fonte: (GOUVEIA; SERIACOPI, 2014)

Referencias:

GOUVEIA, Jorge Luiz Nobre; SERIACOPI, Marcos Tadeu. Cromatografia a gás. Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/tutorial1/p/monimedi/>. Acesso em: 25 fev. 2014.

LANCAS, Fernando M.. Cromatografia em Fase Gasosa. 1982. 07 f. Tese (Doutorado) - Curso de Quimica, Virginia Polytechnic Institute And State University, Blackburg (va) Usa, 1982.

PEREIRA, Alberto dos Santos. ESTADO DA ARTE DA CROMATOGRAFIA GASOSA DE ALTA RESOLUÇÃO E ALTA TEMPERATURA. 1999. 10 f. Tese (Doutorado) - Curso de Quimica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Rj, 1999.

DEGANI, Ana Luiza G.; CASS, Quezia B.; VIEIRA, Paulo C.. Cromatografia: um Breve Ensaio. Disponível em: <http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarConceito.php?idConceito=33>. Acesso em: 25 fev. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com