TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Um Artigo Sobre Cromatografia Gasosa

Trabalho Escolar: Resenha De Um Artigo Sobre Cromatografia Gasosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  1.548 Visualizações

Página 1 de 2

Cromatografia gasosa

Cromatografia gasosa é um método muito utilizado no campo de química analítica quantitativa, esse método é capaz de detectar e responder a um composto de maneira proporcional a sua concentração. O desenvolvimento da cromatografia gasosa se revela pelo seu potencial para realizar analises rápidas e coesas na determinação de compostos orgânicos presentes em concentrações baixas.

Cromatográficas quantitativas é um método direto para analises que envolve uma serie de solução-padrão de composições próximas à concentração da amostra a fim de obter a calibração externa. Esse trabalho é realizado através de laboratórios nas disciplinas tanto de orgânica como na de analítica quantitativa.

Dentro da cromatografia existe o que podemos utilizar no campo de analises quantitativo que é a padronização interna, com esse método pode ser minimizados os erros e as incertezas das pequenas amostras, utiliza-se mais em técnicas com pouca reprodutibilidade. A cromatografia é essencial para separar, identificar e testar a pureza de substancias. Como exemplo dado do teor de eugenol retirado do cravo da índia.

Experimentos:

Óleo de cravo-da-índia e o teor de Eugenol

Como um exemplo do óleo de cravo-da-índia, há um óleo essencial aonde esse mesmo possui 16g de cravo e 200 ml de agua destilada. Colocando essa mistura em um balão de fundo redondo adaptando esse balão com a mistura a um adaptador condensado com um béquer no final para a coleta do destilado. Aquecendo liquido do balão ate a ebulição o produto final disso seria uma emulsão de agua misturada ao óleo do cravo, extraindo esse liquido a um funil de separação para três porções de 50 ml de diclorometano, agora utilizando as três porções reunidas e secas com sulfato de sódio e evaporando em evaporador rotatório obteremos então 1,94g de óleo de cravo.

Confeccionando cinco soluções com diferentes concentrações de eugenol em 25 ml de diclorometano, como padrão adiciona-se uma quantia de 46mg de carvona. Diluindo uma alíquota de 51mg de óleo essencial extraído do cravo da índia foi diluída ao diclorometano de 25 ml, colocando na mistura também de carvona 46mg, esse é o preparo da amostra analítica.

A amostra do cravo da índia devera ser injetada por quatro analistas diferentes, as analises cromatográficas deveram ser realizadas cromatografo a gás acoplado a um detector de ionizaçõa em chama. O resultado do experimento será o percentual de eugenol na amostra obtido através da calibração do padrão interno o que seria em torna de 70% a 90%. Com isso vemos a importância da cromatografia para realização de analises de conhecimento e quantidade de determinada substancia em meio a uma amostra ou solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com