TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados com pacientes cardíacos

Artigo: Cuidados com pacientes cardíacos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

3.0 DOPAMINA

De acordo (BULAS MED), a dopamina é um precursor endógeno de norepinefrina com propriedades simpáticomiméticas. Deve ser dada por infusão contínua endovenosa devido a sua curta meia-vida e é inativada por alcalinizantes. Sua ação é dose dependente, podendo estimular receptores dopa, beta e alfa minérgicos.

Indicações e Posologias

Correção do desequilíbrio hemodinâmico devido a choque, trauma e hemorragias,, síndrome do baixo débito cardíaco, hipotensão e insuficiência renal, a dose poderá ser aumentada de acordo com a resposta hemodinâmica ou renal.

Use cuidadosamente nos casos de doença vascular oclusiva, embolismo arterial e durante a lactação.

Efeitos Colaterais (AME, 2007/2008).

Arritmias, taquicardia, angina, hipotensão vasoconstrição, bradicardia, hipotensão, náusea, vômitos, necrose do tecido, dispneia e cefaléia.

Efeito dopaminérgico

Ação vasodilatadora sobre circulação mesentérica, renal, coronária, cerebral e esplênica.

Efeito betaminérgico

Estimula receptores beta, produzindo aumento da contratilidade miocárdica, do fluxo coronáriano com consequente melhora da pressão arterial média e do débito cardiaco.

Efeito alfaminérgico

Estimula receptores alfa, provocando vasoconstrição periférica com aumento da resistência vascular sistêmica, da pressão arterial média, da FC e da pressão arterial pulmonar, além de diminuir o fluxo renal e mesentérico.

3.1 Cuidados de Enfermagem

 A medicação deve ser administrada exatamente conforme recomendado e o tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico.

 A medicação deve ser usada cuidadosamente nos casos de doença vascular oclusiva, embolismo arterial e durante lactação.

 Informe ao paciente as reações adversas mais frequentes ao uso da medicação e na ocorrência de qualquer uma, principalmente as incomuns ou intoleráveis, o médico deverá ser consultado.

 Recomende ao paciente que evite o uso de qualquer outra droga ou medicação, sem o conhecimento do médico, durante a terapia.

 Durante a terapia, monitore: a PA, o ECG, a PVC, o débito e a frequência cardíacas, o balanço hídrico, a cor e a temperatura das extremidas e, diante um aumento desproporcional da PA diastólica, reduza o fluxo da infusão; o débito urinário, diante sem hipotensão, comunique imediatamente ao médico para possibilitar a redução da dose.

 Interação medicamentosa (BRP GUIA DE REMÉDIOS, 2010/2011).

 Pode aumentar os riscos de arritmias cardíacas graves com: anestésicos hidrocarbonados de inalação (ex: halotano).

 Pode aumentar os riscos de arritmias cardíacas e de aumentar grave de pressão sanguínea com: antidepressivo tricíclico, maprotilina.

 Pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com