TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados de saúde

Artigo: Cuidados de saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Vigilância sanitária

A vigilância sanitária tem como fundamento, tentar promover o controle da saúde e o bem estar do ser humano, mantendo em ordem o meio ambiente e tentando evitar que se espalhe uma doença ou q se instale uma: epidemia ou uma virose, q possa prejudicar de certa forma o ser humano e o meio ambiente. Como por exemplo um local público de se realizar refeições (restaurantes, lanchonetes). Se não houver um controle de limpeza, pode surgir uma virose por meio de um alimento mal lavado ou uma comida mal preparada.

Medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, tabaco, agrotóxicos, equipamentos para diagnóstico e tratamento de doenças, serviços médicos e hospitais e propaganda são algumas das áreas nas quais a Anvisa atua, entre muitas outras. Suas atividades abrangem todos os segmentos de mercado direta ou indiretamente relacionados à saúde.

O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, ‘realiza ações para o acompanhamento e monitoramento da qualidade e eficácia de produtos implantáveis. Toda empresa que pretende fabricar, importar ou distribuir estes produtos precisa procurar o serviço de vigilância sanitária para obter autorização para atuar e comercializar estes produtos.

Mais a propagação ou fato de uma doença espalhar não tem só haver com os alimentos (frutas, verduras e legumes), o contagio pode se dar também pelo uso de agua sem ser filtrada e fervida, ou, pelo simples fato que algo como exemplo: um deposito de lixo, possa estar desencadeando uma virose, epidemia; por meio de ar poluído. Este problema não é somente restrito a certas áreas, pois afeta todas as áreas, desde uma cidade grande a uma cidade agrícola. (BRAGA, JCS. E PAULA, SG. Saúde e Previdência, São Paulo, Mussite, 1986).

A criação do SUS se deu pela demanda de necessidade da população, de médicos, e pela pouca condição financeira de pessoas de baixa renda. O SUS proporciona um meio de consultas e saúde, onde o paciente tem consultas ambulatoriais e alguns exames que podem ser realizados sem custo. Foi uma boa criação, pois pode manter o controle de certas viroses, epidemias e endemias e a melhora de vida do ser humano.

O SUS não é somente criado para pacientes de renda baixa, foi criado para todo aquele que necessitar sem distinção de: raça, cor e condições financeiras, todo e qualquer indivíduo pode e deve lutar por uma saúde de melhor acesso e por um mundo melhor onde se possa dar sugestões e reivindicar direitos.

As ações de vigilância sanitária fazem parte da nossa sociedade desde as populações primitivas. O campo de atuação da vigilância é muito vasto e isso gera uma grande complexidade em realizar suas ações, demandando, dessa forma, um grupo de profissionais capacitados em promover a saúde e que tenham, principalmente, características de trabalhos multidisciplinares, com o papel definido, visando a eliminação, diminuição e prevenção de riscos à saúde, a área de abrangência da vigilância sanitária age sobre os problemas sanitários do meio ambiente, da produção e circulação de bens e consumo e da prestação de serviço que está ligada direta ou indiretamente com a saúde.

O funcionário da saúde tem total responsabilidade de estrar por dentro dos assuntos ligados a saúde da população, tentando sempre manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com