TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer: Características, sintomas e tipos

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

Câncer: Características, sintomas, tipos...

E.E Barão Ataliba Nogueira

Professora: Liliane

Biologia

Leonardo Petta do Nascimento N: 11

                                                                                                                                                             

 

2ºC

Câncer: definição e como ocorre

O câncer é um o nome dado a um conjunto de várias doenças que tem em comum o crescimento desorganizado de células, essas células que estão crescendo são defeituosas e se espalham rapidamente para vários outros locais do corpo. As células cancerígenas vão se espalhando e se acumulando em tecidos e órgãos, originando tumores malignos e benignos. Os tumores malignos são aqueles em que as células se espalham muito rapidamente e causam muito dano por onde passam, assim são agressivas e podem ser fatais; Os tumores benignos não são tão agressivos e são lentos para se espalhar para outros locais, esse tipo de tumor pode ser curado mais facilmente.

O câncer ocorre da seguinte maneira: dentro de uma célula nos temos a membrana celular, o citoplasma e o núcleo, no núcleo estão os cromossomos que são compostos por genes que mais resumidamente tem informações genéticas (DNA), com as informações do DNA os cromossomos passam instruções para fazer a célula funcionar. Com o passar do tempo essa célula pode sofrer uma mutação, e aqueles genes do DNA começam a passar instruções erradas para a célula, causando um mau funcionamento dentro dela, assim essa célula passa por um processo de carcinogênese e é considerada cancerígena e pronta para “infectar” outras células.

Fatores que podem causar o Câncer

Há vários fatores que podem causar o câncer, estas maneiras podem ser externas ou internas. As externas estão relacionadas com ambiente, costumes, ações fora do corpo humano (fumar, beber, alimentos ingeridos, sedentarismo, hábitos sexuais); As internas estão relacionadas com a genética do corpo podendo ser causadas por uma hereditariedade ou imunidade por exemplo.

Alguns fatores que podem ser citados:

  • O câncer pulmonar está principalmente associado ao consumo de cigarro, mas pode ocorrer por inalação ao longo prazo de agentes químicos, poluição ou poeira, e em menores casos pela falta de imunidade do organismo que sofreu de uma doença grave nos pulmões ou foi hereditário.
  • O câncer de pele está associado à radiação solar excessiva, pode ocorrer pelas características da pele (cor, rigidez e etc), idade e até mesmo por aspectos hereditários.
  • O câncer do colo de útero está associado ao vírus do HPV, comportamentos sexuais (sexo prematuro e vários parceiros), hábitos de vida da mulher e algumas doenças adquiridas pela mulher.
  • O câncer no intestino grosso está muito associado aos hábitos alimentares e físicos, como a ingestão de carnes vermelhas, gordura, pouca fibra, falta de exercícios físicos e etc.

Prevenção ao câncer

Há muitos jeitos de se prevenir ao câncer, em sua maioria alguns fatores que causam o câncer também são atitudes que podem ser evitadas, como por exemplo:

  • Se você não fumar, já estará diminuindo muito as chances de câncer no pulmão, laringe, pâncreas, bexiga, rins e boca;
  • Se não beber bebidas alcoólicas estará se prevenindo do câncer de boca e orofaringe, câncer de faringe, câncer de laringe, câncer de esôfago, câncer de fígado, câncer colorretal e câncer de mama;
  • Possuir uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios também irá prevenir a maioria dos cânceres, podendo evitar cânceres como o de próstata, estomago, intestino grosso...;
  • Fazer exames preventivos de próstata para os homens e de mama para as mulheres entre 25 e 64 anos pode mostrar a alteração das células rapidamente e aumentar a chance de cura;
  • Evitar a exposição ao sol forte previne o câncer de pele;

Tratamentos para o Câncer

Há algumas formas para tratar o câncer, utilizar esses tratamentos vai depender do câncer que está sendo tratado, o estágio e a força de vontade do paciente. Só o médico pode dizer o tratamento certo para o paciente.

Alguns tratamentos:

  • Quimioterapia: É um tratamento que vai utilizar medicamentos muito fortes para combater, inibir, controlar ou destruir as células cancerígenas;
  • Cirurgia: A cirurgia é o tratamento mais velho inventado, é muito usado quando o tumor está no estágio inicial e pode ser removido mais facilmente. O processo consiste em retirar o tumor de maneira cirúrgica, costurar e deixar cicatrizar o local, para que novas células boas voltem a nascer e substituam as células cancerígenas;
  • Radioterapia: É um método usado para retirar tumores que não podem ser retirados por cirurgia, ou por tumores que voltaram após a cirurgia. Na radioterapia utilizasse raios ionizantes que são atirados sobre a região que está alocada o tumor, esses raios irão destruir as células no local e com o tempo elas irão voltar controladas ou até mesmo curadas;
  • Hormonioterapia: Ela consiste em impedir que os hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem seja usado. Ela suprime os hormônios sobre o órgão que eles precisam atingir.

Existem também vacinas que podem auxiliar no combate do câncer, são poucas, mas existem.

  • Para o câncer de próstata temos a Sipuleucel-T, que promove o sistema imunológico para que ele ataque as células cancerígenas.
  • Há uma vacina para câncer de mama que está em teste em animais, sua eficácia já foi provada com sucesso, mas ainda pode demorar uns anos para ser aprovada para humanos. A vacina funciona com um reforço do sistema imunológico injetando mamaglobina-A no organismo para fazer com que ele ataque células cancerígenas.
  • Cuba recentemente apresentou uma vacina para o tratamento de câncer de pulmão, essa vacina foi chamada de CimaVax EGF. Esta vacina é usada logo após o tratamento com radioterapia e quimioterapia, ajudando para que o câncer não volte a crescer e em alguns casos sumir.
  • Não é uma vacina direta para o câncer de colo uterino, mas há vacina do HPV que é dado às meninas de 9 a 13+ anos, a vacina não ajuda no tratamento do câncer, mas evita que a mulher contraia o vírus do HPV que consequentemente leva ao câncer. Quando aplicada á vacina, o organismo começa a gerar anticorpos contra os tipos de vírus do HPV, fazendo com que o vírus fique inativo no corpo.

Câncer de colo de uterino

O câncer de colo uterino ocorre exclusivamente em mulheres, mais comum em mulheres entre 19 e 40+, ao ano sua taxa de incidência é de 15 novos casos em 100.000 mulheres e a mortalidade pode chegar a 5 casos em 100.000 ao ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (97 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com