TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer De Cavidade Oral

Ensaios: Câncer De Cavidade Oral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DA PATOLOGIA

Câncer de Boca

O câncer de boca é um tumor maligno, e é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas, e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

Os tumores da língua acometem indivíduos entre 40 e 60 anos de idade, na proporção de três homens para uma mulher; 80% dos tumores ocorrem na borda da língua, atingindo em grande parte a gengiva inferior e o assoalho da boca. Os tumores da cavidade oral possuem rápida disseminação devido à extensa rede linfática da região supra-glótica.

A incidência de metástases regionais em carcinomas primários da boca pode variar de 6% a 85%, o que demonstra a importância do tratamento do pescoço neste grupo de pacientes. Indica-se sempre o esvaziamento cervical com finalidade terapêutica para os casos com linfonodos clinicamente metastáticos.

EPIDEMIOLOGIA-CANCÊR DE CAVIDADE ORAL

Estimam-se 9.990 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.180 em mulheres, para o Brasil, no ano de 2012. Esses valores correspondem a um risco estimado de 10 casos novos a cada 100 mil homens e 4 a cada 100 mil mulheres.

Sem considerar os tumores da pele não melanoma, o câncer da cavidade oral em homens é o quarto mais frequente na região Nordeste (6/100 mil). Nas regiões Sudeste (15/100 mil) e Centro-Oeste (9/100 mil), ocupa a quinta posição, enquanto, nas regiões Sul (12/100 mil) e Norte (3/100 mil), é o sexto mais frequente. Para as mulheres, é o oitavo mais frequente na região Nordeste (3/100 mil). Nas regiões Sudeste (6/100 mil) e Norte (2/100 mil), ocupa a nona posição, enquanto, nas regiões Centro-Oeste (3/100 mil) e Sul (3/100 mil), são respectivamente, o 12º e o 15º mais incidente.

A mais recente estimativa mundial apontou que ocorreriam cerca de 260 mil casos novos e 128 mil óbitos para o ano de 2008. As mais altas taxas de incidência foram observadas em populações da Melanésia, centro-sul Asiático, Europa Oriental e Central,África e América Central.

Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são o tabagismo, o etilismo e as infecções pelo HPV. Estudos apontam que o hábito de fumar e beber estabelece um sinergismo entre esses dois fatores de risco, aumentando 30 vezes o risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. O fumo é responsável por cerca de 40% dos óbitos por essa neoplasia. Já o etilismo pesado corresponde a, aproximadamente, 16% dos óbitos.

As taxas de mortalidade por câncer da cavidade oral apresentam um declínio na população masculina na maioria dos países. Em mulheres, esse comportamento ainda não pode ser observado, uma vez que o início do uso do tabaco pelas mulheres foi posterior ao dos homens. Contudo, as taxas de incidência para câncer da cavidade oral relacionado à infecção pelo HPV, como amígdala, base da língua e orofaringe, aumentam entre adultos jovens em ambos os sexos. Parte desse aumento pode ser atribuída a mudanças no comportamento sexual.

A detecção precoce pela inspeção visual, seja ela feita pelo próprio indivíduo ou por dentistas e médicos, pode descobrir anormalidades pré-malignas do câncer da cavidade oral. Quando diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer apresenta bom prognóstico.

FATORES DE RISCO

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

DETECÇÃO PRECOCE

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

SINTOMAS

Os principais sinais que devem ser observados são:

- lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias

-manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha).

-nódulos (caroços) no pescoço;

-rouquidão persistente;

Nos casos mais avançados observa-se:

- Dificuldade de mastigação e de engolir;

-Dificuldade na fala;

-Sensação de que há algo preso na garganta;

TRATAMENTO

Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura. Geralmente, o tratamento emprega cirurgia e/ou radioterapia. Os dois métodos podem ser usados de forma isolada ou associada. As duas técnicas têm bons resultados nas lesões iniciais e a indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento. As lesões iniciais são aquelas restritas ao local de origem.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »