TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer De Próstata

Monografias: Câncer De Próstata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 7

Câncer de Próstata

É assustador, mas não se pode fugir da realidade de que um câncer de próstata representa hoje, o tipo mais comum de câncer no homem. Estima-se que um em cada dez homens vão desenvolver câncer de próstata em alguma fase de sua vida. O consumo de álcool, tabagismo e obesidade são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de nove dos principais tipos de câncer no Brasil. Estudo divulgado recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o crescimento da doença está associado à exposição da população a fatores de risco cancerígenos. A taxa de mortalidade que mais cresceu foi a de câncer de próstata, que lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do País, sem considerar os tumores de pele não melanoma. A região mais afetada é o Sul, com 91 casos a cada 100 mil habitantes, seguida por Sudeste (88 casos por 100 mil); Centro-Oeste (63 casos por 100 mil); Nordeste (47 casos por 100 mil); e Norte (30 casos por 100 mil). As estimativas de novos casos para 2014 é 68.800. É número de morte passaram de 7,08 óbitos por 100 mil homens para 13,129 óbitos.

A próstata um órgão exclusivo do sexo masculino. Está localizada abaixo da bexiga, na frente do reto. No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, pesando cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, produzindo um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen e auxiliar no transporte dos espermatozoides, produzidos nos testículos até a sua ejaculação durante o orgasmo. É também dentro dela que ocorre a transformação do principal hormônio masculino a testosterona e diidrotestosterona, que por sua vez, é responsável pelo controle do crescimento dessa glândula.

Está comprovado que o crescimento normal da próstata relaciona-se com o avanço da idade do homem. Estima-se que, a partir dos 31 anos, ela passa a crescer 0,4 g por ano. Entretanto, em caso de câncer prostático ou principalmente de HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), esse crescimento se torna acelerado e a próstata pode atingir volumes de 60g a 100g, necessitando de tratamento cirúrgico.

A glândula prostática tem uma disposição anatômica que a torna estrategicamente perigosa dentro do sistema urinário, pois seu crescimento exagerado (hiperplasia) afeta o diâmetro da uretra, dificultando a passagem da urina e o próprio funcionamento da bexiga, podendo também causar alterações renais importantes.

O câncer de próstata é classificado como um adenocarcinoma, ou câncer glandular, que inicia quando as células glandulares secretoras de sêmen da próstata sofrem mutações e se transformam em células cancerosas.

Ao longo do tempo estas células cancerosas começam a se multiplicar e se espalhar para o tecido prostático formando um tumor. Finalmente, o tumor cresce ao ponto de invadir órgãos próximos a ele, como as vesículas seminais, uretra e bexiga.

As células tumorais ainda podem desenvolver a habilidade de viajar através da corrente sanguínea e o sistema linfático.

O câncer de próstata é considerado um tumor maligno porque é uma massa de células que pode invadir outras partes do corpo. Esta invasão de outros órgãos é chamada de metástase.

O câncer de próstata geralmente gera metástase nos ossos, linfonodos, reto e bexiga urinária.

O câncer de próstata é silencioso, sem sinais evidentes a não ser em estágios mais avançados, quando já está infiltrado em órgãos adjacentes, ou quando suas metástases em ossos, pulmão fígado se manifestam.

Os sinais de alarme para o câncer: febre contínua, nódulos, feridas que não cicatrizam, rouquidão crônica, dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos. Podem ser suspeitos, antes dos sintomas que caracterizem lesões mais avançadas.

Tais como:

 Jato urinário cada vez mais fraco;

 Dificuldade ou demora em iniciar a micção;

 Necessidade frequente de urinar;

 Acordar à noite para urinar;

 Interrupção involuntária do jato urinário;

 Sangramento pela uretra;

 Obstrução de vias intestinais ou respiratórias;

 Dor ou sensação de queimação durante a micção;

 Urgência (sensação de que não pode segurar a urina);

 Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Lembrando que na maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

O importante é reconhecer que tais sintomas urinários estão associados ao aumento de volume da próstata que, por sua vez, pode ser provocado por três tipos principais de problemas:

 Hiperplasia Prostática Benigna (HPB);

 Câncer de Próstata;

 Prostatites infecciosas e não infecciosas.

Prevenção

A próstata nunca dói. Por isso, só e possível saber se ela está com problemas por meio de exames médicos. A partir dos 40 a 45 anos, todo homem deve procurar um urologista anualmente para fazer uma avaliação clínica da próstata, ainda que esteja se sentindo bem e não tenha histórico de câncer na família.

Diagnóstico de Câncer de próstata

Para fazer o diagnóstico do câncer de próstata de forma precoce, é necessário realizar o exame clínico de toque retal associado ao exame que revela a dosagem PSA (sigla de antígeno prostático específico) no sangue. Estes exames podem determinar a realização de uma ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). A ultrassonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biopsia prostática transretal. Dependendo do caso tomografia computadorizada, ressonância magnética e entre outros. Lembrando que estes exames devem ser realizados todos os anos, a partir dos 40 anos. Embora a incidência do câncer de próstata não vá diminuir, por estar ligado ao envelhecimento, o diagnóstico na fase inicial pode reduzir significativamente a mortalidade. O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com