TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula

Pesquisas Acadêmicas: Célula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no estudo das Unidades 1 e 2, que trataram dos principais conceitos em

Biologia Celular e das biomoléculas, responda às questões a seguir. Depois, envie-as ao

Portfólio, intitulando o exercício como Primeira atividade do portfólio.

1) O que é uma célula?

2) Quem foi o inventor do microscópio?

3) Quem descobriu a existência das células e como foi essa descoberta?

4) Qual a constituição básica de uma célula?

5) Quais os dois tipos básicos de células?

6) Quais as diferenças entre esses dois tipos celulares básicos?

7) Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

8) Qual a importância biológica da água?

9) Qual a função do carboidrato? Diferencie os três grupos encontrados?

10) Quais as funções dos lipídios? Diferencie os três tipos encontrados.

Respostas:

1) Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. Portanto, todos os organismos vivos são compostos por células, de acordo com a Teoria Celular. A célula pode ocorrer isoladamente, como acontece nos seres unicelulares (bactérias), ou se agrupar com outras células de mesma função e formar os tecidos nos seres pluricelulares (seres humanos).

2) Não se sabe com exatidão quem foi o inventor do microscópio, mas, em 1665, o inglês Robert Hooke observou nesse aparelho cortes feitos em rolhas e relatou a existência de pequenas cavidades vazias, denominadas por ele de “cel”, palavra inglesa que significa “cela” ou “cavidade”, originando, assim, o termo “célula”, diminutivo de “cela”.

3) A descoberta das células foi atribuída a Robert Hooke. Ele observou nesse aparelho cortes feitos em rolhas e relatou a existência de pequenas cavidades vazias, denominadas por ele de “cel”, palavra inglesa que significa “cela” ou “cavidade”, originando, assim, o termo “célula”, diminutivo de “cela”.

4) Todas as células possuem uma membrana que as envolve e seleciona o que vai entrar ou sair dela, chamada de membrana plasmática. Essa membrana delimita uma substância fluida composta de água e proteína, chamada citoplasma, em que estão mergulhadas as organelas responsáveis por todas as funções metabólicas celulares.

5) As células procarióticas e as eucarióticas.

6) De maneira geral, podemos dizer que as células procarióticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca. Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma. Já a célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

7) As biomoléculas atuam como unidades construtoras das células animais; são elas: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos por DNA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com