TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS PROVENIENTES DE ENCHENTES

Trabalho Escolar: DOENÇAS PROVENIENTES DE ENCHENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 5

DOENÇAS PROVENIENTES DE ENCHENTES

2012

Enchentes são calamidades naturais ou não, que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que ele pode comportar resultando em transbordamentos. Ocorrem em lagos, rios, córregos, mares e oceanos. Entre as catástrofes naturais, as enchentes são consideradas as que mais causam danos à saúde da população direta e indiretamente.

Nos dias de hoje, as enchentes são resultado de um longo processo de desestabilização da natureza pela ação antrópica, que acompanha o crescimento rápido e desordenado das grandes cidades. Antigamente o controle natural da água era feito pelas várzeas dos rios (margens), que absorvia boa parte da água que transbordava e utilizava os nutrientes. Hoje, quase todas as várzeas nas áreas urbanas se encontram impermeabilizadas por concreto ou manta asfáltica, o que aumenta o volume de água a ser escoado. Já em áreas rurais a ocorrência de enchentes é menor devido à presença da vegetação, que facilita o escoamento da água através do solo, daí a importância de preservar matas e florestas.

As principais causas de enchentes são:

Alto índice pluviométrico da região;

Desmatamento das florestas;

Assoreamento dos leitos dos rios;

Retificação dos rios (aumentando a velocidade da vazão de água);

Alto grau de impermeabilização do solo causado pelas grandes cidades (asfalto, concreto, etc.);

Ocupação desordenada e crescimento populacional;

Descarte irresponsável do lixo;

Falta de consciência e educação ambiental da população e governantes;

Falta de saneamento básico adequado.

Com isso, podemos perceber que as enchentes, na maioria das vezes, ocorrem como consequência da ação humana.

Entre as consequências das enchentes, podemos citar:

Mortes (direta e indiretamente);

Abandono dos lares inundados;

Perdas materiais (móveis, objetos encharcados ou arrastados pela água);

Contaminação da água por produtos tóxicos;

Contaminação das águas e de alimentos por agentes patológicos (disseminação de doenças);

Interrupção da atividade econômica das áreas inundadas.

Existem dois principais tipos de inundações:

Inundações de áreas ribeirinhas: os rios geralmente possuem dois leitos, o leito menor onde a água escoa na maioria do tempo e o leito maior, que é inundado quando o volume da água sobe acima do normal. O impacto devido à inundação ocorre quando a população ocupa o leito maior do rio, ficando sujeita a enchentes.

Inundações devido à urbanização: o desenvolvimento urbano causa obstrução no escoamento da água, o que contribui para a ocorrência de enchentes. O impacto sobre a população é causado principalmente pela ocupação inadequada do espaço urbano, onde os mais afetados geralmente são as pessoas de baixa renda, pois na maioria das vezes se instalam nas áreas ribeirinhas, consideradas áreas de alto risco.

Além disso, um grande problema causado pelas enchentes é a disseminação de doenças causadas por agentes patológicos, que contaminam as águas e alimentos. Entre essas doenças as principais são a leptospirose; Hepatites A e E; febre tifoide; cólera e dengue.

Leptospirose

É uma zoonose causada pela bactéria Leptospira interrogans, presente na urina de muitos animais, principalmente de roedores. A bactéria se reproduz na água ou em solos encharcados e penetra na pele e mucosas dos seres humanos quando estes entram em contato com a água da enchente.

Os sintomas são parecidos com os da Dengue, febre, náusea, diarreia, dores musculares e de cabeça. A infecção se torna grave quando atinge rins, fígado e o baço, podendo ser fatal em alguns casos.

A prevenção pode ser feita evitando-se o contanto com água e lama proveniente de enchentes, não consumir alimentos que também tiveram contato com a enchente. O combate aos roedores também é eficaz.

O tratamento é feito com antibióticos que eliminam a bactéria dos rins, e consequentemente, a transmissão dessa doença. Em animais, é determinado por lei, que se diagnosticada essa doença, o animal deve ser internado em clinica veterinária para que sejam tomados os cuidados necessários.

Hepatites A e E

Infecção hepática causada pelo vírus Hepatitis A-E vírus, transmitida pela água e alimentos contaminados, ou de uma pessoa para outra.

Os sintomas são febre, peles e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal estar e dores abdominais, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas.

A prevenção se dá através do tratamento de água para consumo humano, consumo somente de alimentos bem lavados ou cozidos e saneamento básico adequado.

Existe vacina apenas contra a Hepatite A, e não há tratamento específico, apenas sintomático.

Febre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com