TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança

Projeto de pesquisa: Dança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

“Habilidades”

1- Justificativa

Acompanhando, o crescimento do envelhecimento da população global, ressaltasse no COMAER hoje, que 19,04% (SIGPLES – 2008) de nossos idosos encontram-se acima dos 60 anos de idade, o que exige uma transformação do modelo assistencial instalado (Fonte: ICA 160- 19/2008 que versa sobre a Política dos Idosos no Sistema de Saúde da Aeronáutica).

Considerando o programa de Proteção à Terceira Idade (PASIC- 2) e ainda a ICA 163-1/ 2006 pagina 19 Itens a e b. É necessário que se faça uma abordagem que permita e ajude na manutenção e retardamento do processo de perda laborativa ou cognitiva pertinente ao processo de envelhecimento saudável.

Neste sentido faz-se necessário a implantação de workshoping que estimule o idoso na manutenção, promoção da sua habilidade a muito estagnada, ou mesmo esquecida, visando à sua interação com pares e afins,

através de linguagem simples e utilização de recursos físicos disponíveis nesta OSA.

2 –Objetivo Geral

Propiciar a prevenção do envelhecimento patológico, visando o sadio, socialização do idoso a melhora de sua auto-estima, através do desenvolvimento da autoconfiança e do exercício da atividades laborativa apresentada pelo mesmo e demais funções cognitivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Capacitar pacientes a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar as deficiências cognitivas;

• Promover a comunicação verbal e não verbal;

• Promover a interação do grupo e o espírito de participação;

• Melhorar a auto-estima;

• Melhorar o equilíbrio e flexibilidade;

• Promover a criatividade, percepção e o exercício da memória:

• Promover habilidades e potencialidades;

• Promover a descoberta de si e do outro;

• Combater as resistências e timidez;

• Melhorar a sua qualidade de vida.

Definição de Termos:

Cognição: é o ato ou processo de conhecer que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. a palavra cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.

Atenção: é o processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles.

Percepçâo: É a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

Memória: É a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais.

JUSTIFICATIVA

O envelhecimento normal engloba um declínio gradual nas funções cognitivas, dependentes de processos neurológicos que se alteram com a idade. As perdas de memória, principalmente refletem em dificuldade para recordar nomes, números de telefone e objetos guardados, os chamados lapsos de memória, são os que mais chamam a atenção das pessoas.

Verificou-se que nos atendimentos ambulatoriais de geriatria e enfermagem do HAAF existiam queixas freqüentes, com relação aos fatores acima citados, o que nos assusta com a possibilidade real ou até presumida, de que essas perdas progridam para uma demência ou mesmo seja um sinal dela.

A partir dessa análise observou-se que suas queixas estavam relacionadas aos distúrbios fisiológicos ou dificuldades de fazer julgamento e raciocínio por motivos emocionais diversos (estresse, depressão, ansiedade); além de doenças de tireóide, deficiência nutricional e vitamínica e certas infecções e devido à utilização de medicamentos inadequados (53% dos pacientes).

Outros 29% relacionam-se a idosos não demenciados portadores de leve déficit cognitivo. E os 18% restantes com distúrbios de memória mais severos devido à presença de quadros degenerativos.

“Alguns estudos com idosos normais indicam que as funções cognitivas globais podem não declinar consideravelmente com o envelhecimento, pelo menos até os 90 anos.” (Rubin et. al., 1998). Existe o consenso que alguns aspectos da cognição declinam com a idade, enquanto outros podem ser preservados.

Outros estudos mostram que o prejuízo cognitivo, muitas vezes, resulta mais de doenças relacionadas à idade propriamente dita. Assim, as doenças somáticas que normalmente ocorrem durante o envelhecimento, têm um papel substancial no declínio funcional e cognitivo, fato este que, frequentemente é atribuído unicamente ao envelhecimento.”

Dessa forma através da Avaliação Geriátrica Ampla, efetuada pela equipe multidisciplinar, é possível sistematizar e conhecer melhor os múltiplos aspectos envolvidos da vida e de seu cotidiano, e assim identificar possíveis declínios cognitivos e queixas de esquecimento efetuando assim um encaminhamento ao Grupo Lúdico de estímulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com