TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debito Cardiaco

Pesquisas Acadêmicas: Debito Cardiaco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 4

DÉBITO CARDÍACO, RETORNO VENOSO E SUAS REGULAÇÕES - 3 PÁGINAS

Ratings: (0)|Views: 313 |Likes:

Publicado porandreamokada

See more

CAPÍTULO 20

DÉBITO CARDÍACO, RETORNO VENOSO E SUAS REGULAÇÕES

O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado para a aorta a cada minuto pelo coração. Também é a quantidade de sangue queflui pela circulação. O retorno venoso é a quantidade de sangue que flui das veias para o átrio direito a cada minuto. O retorno venoso e odébito cardíaco devem ser iguais.

1.

VALORES NORMAIS PARA O DÉBITO CARDÍACO EM REPOUSO E DURANTE A ATIVIDADE

Fig 20-1

O débito cardíaco varia de forma acentuada com o nível de atividade do corpo. Os seguintes fatores, entre outros, afetam diretamenteo débito cardíaco: o nível basal do metabolismo corporal; se a pessoa está se exercitando; a idade da pessoa; e as dimensões do corpo.

2.

CONTROLE DO DÉBITO CARDÍACO PELO RETORNO VENOSO

PAPEL DO MECANISMO DE FRANK-STARLING DOCORAÇÃO

Quando se diz que o débito cardíaco é controlado pelo retorno venoso, isso significa que não é o próprio coração normalmente ocontrolador principal do débito cardíaco. Os diversos fatores da circulação periférica que afetam o fluxo sanguíneo de retorno pelasveias para o coração, referido como retorno venoso, é que são os principais controladores. O coração apresenta um mecanismointrínseco que, nas condições normais, permite que ele bombeie automaticamente toda e qualquer quantidade de sangue que flua dasveias para o átrio direito (lei de Frenk-Starling do coração). Quando quantidades elevadas de sangue fluem para o coração, essa maior quantidade de sangue distende as paredes das câmaras cardíacas. Como resultado da distensão, o músculo cardíaco se contrai commais força, fazendo com que seja ejetado todo o sangue adicional que entrou da circulação sistêmica. A distensão do coração faz comque seu bombeamento seja mais rápido, com frequência cardíaca maior (a distensão do nodo sinusal na parede do átrio direito temefeito direto sobre a ritmicidade do próprio nodo, aumentando a frequência cardíaca). O átrio direito distendido desencadeia reflexonervoso (reflexo de Bainbridge), que passa pelo centro vasomotor do encéfalo e volta ao coração pela via nervosa simpática e vagal,acelerando a frequência cardíaca. Na maioria das condições não estressantes usuais, o débito cardíaco é controlado de forma quasetotal pelos fatores periféricos que determinam o retorno venoso.

2.1.

A REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO É A SOMA DAS REGULAÇÕES DO FLUXO SANGUÍNEO EM TODOS OS TECIDOSLOCAIS DO CORPO

O METABOLISMO TECIDUAL REGULA A MAIOR PARTE DO FLUXO SANGUÍNEO LOCAL

Fig 20-2

Efeito da resistência periférica total sobre o nível do débito cardíaco a longo prazo.

Fig 20-3 e 19-6

Em condições normais, onível do débito cardíaco a longo prazo varia reciprocamente com as variações da resistência periférica total, enquanto a pressãoarterial permanece a mesma (sem outras alterações da função circulatória). Quando a resistência periférica total aumenta acima danormal, o débito cardíaco diminui. Quando a resistência periférica total diminui, o débito cardíaco aumenta.

2.2.

O CORAÇÃO TEM LIMITES PARA O DÉBITO CARDÍACO QUE PODE PRODUZIR

Fig 20-4

Esses limites podem ser expressos, em termos quantitativos, na forma de curvas do débito cardíaco. O coração humano normal,funcionando sem qualquer estímulo especial, pode bombear quantidade de retorno venoso de até 2,5 vezes o retorno venoso normal,antes de passar a ser fator limitante no controle do débito cardíaco. As curvas mais superiores são para corações hipereficazes, que bombeiam melhor que o normal. As curvas mais inferiores são para os corações hipoeficazes, que bombeiam em níveis abaixo donormal.

Fatores que podem causar hipereficácia do coração:Efeito da excitação nervosa para aumentar o bombeamento cardíaco.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com