TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debito Cardiacoa

Trabalho Universitário: Debito Cardiacoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  244 Visualizações

O débito cardíaco é a quantidade de sangue que sai do coração por unidade de tempo, resultando basicamente do produto do volume sistólico pela frequência cardíaca. A sua regulação é feita por intermédio de mecanismos Intrínsecose Extrínsecos.

Quanto aos mecanismos intrínsecos, representam um mecanismo interno próprio do coração. É um mecanismo que altera o volume sistólico e a frequência cardíaca. Para tal, começa por haver uma alteração da pressão venosa (pressão da entrada do sangue na artéria), que conduz a um aumento do retorno venoso (quantidade de sangue que entra na aurícula), e consequente aumento do volume tele-diastólico, aumento sistólico, aumento da distensão das fibras musculares ventriculares (maior relação actina-miosina, aumento da contração), mais sangue no coração, aumento da força de contração, o que finaliza num aumento do débito cardíaco. Um aumento do retorno venoso conduz igualmente a um aumento da distensão do nódulo sino-auricular e aumento da frequência cardíaca.

Quanto aos mecanismos extrínsecos, são mecanismos externos ao coração, como SNA e as hormonas. Aqui, o débito cardíaco vai depender do retorno venoso, da pressão aórtica e da força de contração. O SNA pode alterar o volume sistólico e a frequência cardíaca, e assim, normalmente a estimulação simpática aumenta o débito cardíaco (aumenta a frequência e a força contráctil) e a estimulação parassimpática diminui (diminui a frequência e a força contráctil).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com