TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descolamento Prematuro De Placenta - Dpp

Exames: Descolamento Prematuro De Placenta - Dpp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  642 Visualizações

1- INTRODUÇÃO:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece o seguinte conceito para o descolamento prematuro de placenta: ''a separação súbita da placenta normalmente inserida no corpo uterino, que pode ocorrer após a vigésima semana de gestação, também denominado abruptio placentae.'' 1 Este é o evento que acomete 0,5 a 3,0% das gestações, eleva a morbidade e mortalidade materna além de ser responsável por mais de um quarto de todos os óbitos perinatais1.

Os óbitos maternos são definidos como aqueles ocorridos durante a gestação, ou até o 42° dias após o seu término, independente da duração ou localização da gravidez, e por qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela, porém não por causas acidentais ou incidentais2.

Historicamente, durante muito tempo o óbito materno foi considerado um fato natural e inerente à condição feminina. Com o desenvolvimento da história e do conhecimento, hoje se sabe, que cerca de 98% desses óbitos seriam evitáveis caso fossem asseguradas condições dignas de vida e de saúde à população em geral e a feminina , em particular. Em 1997, a taxa de mortalidade materna no Brasil, obtidas de óbitos declarados, foi de 51,6 óbitos por 100.000 nascidos vivos. Sabe-se que os dados oficiais não correspondem efetivamente aos dados reais, pois ainda são subestimados nacionalmente2.

...